Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de março de 2012

A AGUIA E O HOMEM.

A VIRADA DO SÉCULO, EU ESTAVA LÁ.

ESSE É PARA OS DOENTES.

VOCE CONHECE O PODER DAS FRUTAS.

Adicione em sua dieta o consumo de frutas diariamente...
 
 
O pódio das frutas
 
As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidades), caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades)
As menos energéticas: melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade)
As mais ricas em fibras: açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade)
As mais ricas em carotenóides: manga (3600 mcg em 1 unidade), caqui (1800 mcg em 1 unidade)
As mais ricas em vitamina E: abacate (230 mg em 1/2 unidade), açaí (90 mg em 1 tigela pequena)
As mais ricas em potássio: banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara)
As mais ricas em vitamina C: goiaba (370 mg em 1 unidade) e morango (110 mg em 1 xícara)
As mais ricas em cálcio: açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade)
As mais ricas em magnésio: abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade)
As mais ricas em ferro: açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio)
Frutas para esportistas
 
Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutas
Anemia: açaí, amora, carambola
Artrite: abacaxi, ameixa e maçã
Cãibras musculares: banana, laranja e melão
Diarréia: maçã sem casca e banana-maçã
Digestão pesada: combinar as refeições pesadas com o abacaxi
Prisão de ventre: maçã com casca, ameixa e figo
Fadiga: banana, uva e figo
Retenção de líquidos: a maioria das frutas, por possuir potássio, pode provocar maior perda de líquido.
Baixar o colesterol: maçã, pêra, abacaxi e pêssego
 
Ameixa, tônico antiestresse
 
Contém alta quantidade de fibra sorbitol que estimulam o movimento intestinal e favorecem a evacuação. Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitaminas que possuem pode variar: as claras são as mais doces e ricas em carotenos, e as com coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitaminas B e C torna essa fruta uma aliada contra o estresse e o suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.
 
Damasco, a fruta da pele
 
Tem alto teor de caroteno (provitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos, e favorece o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Um verdadeiro coquetel contra a fadiga. E só tem 47 kcal.
 
Figo, para os ossos
 
Tem cálcio, por isso, é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose. Contém benzaldeido, um agente anticancerígeno, flavonóides e uma enzima chamada ficina que ajuda a digestão das proteínas. Além disso, possui ferro, potássio e fibra. As avós utilizavam o látex branco (líquido que sai da planta ao ser cortada) para eliminar as verrugas. Na ásia, o figo é considerado um afrodisíaco natural.
 
Maçã, o presente de Eva a saúde
 
Ela é rica em fibra solúvel, regula o colesterol, protege o coração e equilíbra a função intestinal, tanto no caso de diarréia como de prisão de ventre. Contém vitamina C, potássio e é hidratante.
 
Banana, a barrinha energética
 
É o alimento dos campeões. Uma comida rápida, ideal para recarregar as energias. Quanto menos maduras, mais ricas em amido. A banana previne as cãibras musculares por sua riqueza em potássio. Também tem magnésio e vitamina B6, vital para levantar seu ânimo e ajudar no metabolismo do corpo.
 
Melão, o diurético mais natural
 
É típico das frutas de verão. É rica em potássio (diurético), betacaroteno, vitaminas e com poucas calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos - responsáveis pelo cuidado de sua pele, melhorando também o seu bronzeado. É considerada uma fruta anticoagulante e um aliado na prevenção de trombose e infartes.
 
Pêssego, a fruta saborosa
 
Rica em vitamina C e potássio. Regula o intestino, pois é rico em fibras. Tem baixo teor calórico.
 
Açaí, o pentacampeão
 
Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportivas, sem dúvida nenhuma é pura energia! Rico em vitamina E, o açaí pode ser considerado um poderoso antioxidante. Além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na efetiva contração muscular. O alto teor de fibras pode ser ainda maior quando na tigela de açaí vai granola misturada.
 
Nectarina, o pêssego de pele suave
 
É uma fruta muito parecida com o pêssego. Contém provitamina A, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fibra. Ajuda a regular o colesterol.
 
Pêra, para refrescar
 
A pêra é uma fruta que deve ser ingerida madura. É rica em pectina, fibra que regula o intestino melhorando a flora intestinal; contém minerais como o selénio (antioxidante), zinco (aumenta a imunidade) e potássio (diurético e hipotensor). Para os esportistas é uma fruta muito completa.
 
Abacaxi, para digestão
 
A cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi porque favorece a digestão das proteínas. Essa fruta tem uma enzima chamada bromelina. É rica em vitamina C.
 
Melancia, menos calorias
 
Se seus problemas são os quilinhos a mais, encha sua geladeira de melancia . Você vai poder comer quantos pedaços quiser, pois é a fruta que tem menos calorias (18 kcal/100 g). É rica em água, fibra , potássio (diurético), vitaminas A, B6 e C e magnésio.
 
Uva, limpa seu corpo das toxinas
 
Uma das frutas que trazem mais benefícios para a saúde. É remineralizante, diurética, depurativa, energética. Contém taninos adstringentes, polifenois, resverastrol (principalmente nas uvas escuras) e substâncias com capacidade antitumoral. Uma alimentação rica em uvas garante boa saúde e limpa seu organismo de toxinas.
 
 
 CRÉDITOS AO SR MATHIAS.

quarta-feira, 28 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DA VIDA.

Você é a pessoa mais importante deste mundo, você precisa saber que você é capaz de fazer qualquer coisa,  que você é inteligente, só precisa fazer sua mente trabalhar, ler e estudar.  Mesmo que haja dificuldades no seu caminho, as forças para vencê-la virão e você vai superar, por isso, torno a dizer, você é o artista principal desta novela que se chama vida, veja este video e reflita. No que você pensa, no que você sonha, no que você quer, você pode, e tem chances de ir além do que imagina e sonha. Lute e creia, você é capaz.



AULA DE VEGETAIS 27/03/2012 - SALADA DE FEIJÕES E FEIJAO VERDE CREMOSO

Hoje a professora LUCIANA PRUDENTE foi substituida pela profª MONICK BRAGA, por motivos de saúde.   Tenho a convicção de que sentiremos a sua falta, porém, teremos uma substituta a altura.
SERGIO E PROFESSORA MONICK

 Bom, vamos falar de comida, é interessante, como podemos fazer um mix de grãos, onde o feijão sobressai, e que fica muito gostoso, para pessoas vegetarianas e quem não é, é um bom pedido, você tem as proteínas vegetais suficientes  para suprir as necessidades fisiológicas e também  o feijão verde cremoso muito saboroso vale a pena preparar a receita, na nossa bancada foi formada pela Erli, Leticia, e Sergio (eu). Vamos as receitas, lembramos que estamos preparando as receitas com uma quantidade minima, e quando você for preparar, aumente quantidade na mesma proporção, e ainda use a criatividade acrescentando algum produto do seu gosto e bom apetit.

SALADA DE FEIJÕES - MIX DE GRÃOS.
25  grs feijão branco.
25  grs feijão fradinho.
20  grs cebola roxa
25  grs lentilha.
01  un  talos de salsão cortados finamente.
QB      sal.
QB      pimenta.
20  ml  azeite.
QB      cebolinha verde.
QB      salsinha, 
1/2  un tomate em cubos pequenos.
1/2  un suco de limão.


Modo de preparo.
Cozinhar os grãos separadamente até ficarem AL dente, fazer o tempero misturando o azeite, a pimenta, salsão, tomate, cebola, e limão.


misturar todos os grãos frios e regar com o tempero. servir frio.




FEIJÃO VERDE CREMOSO.


50 grs feijão verde.
30 grs requeijao cremoso.
20 grs cebola roxa,
25 grs creme de leite,
50 grs queijo coalho.
QB     sal.
QB     pimenta 
15  ml manteiga de garrafa.
QB     cebolinha.
QB     salsinha.
01  un dente de alho.
100 ml leite
QB      colorau.


Modo de Preparo.


1- Tratar o feijão de corda e deixá-lo limpo, colocar o feijão de molho até inchar.
2- Após esse tempo colocá-lo para cozer em sua própria agua do molho ate ficar macio com sal a gosto.
3- Quando ficar macio, escorrê-lo, e voltar para a panela e cobrir com leite, cozinhar por mais 30 minutos, acrescentando se precisar de sal.
4- Em outra panela, doure a cebola e o alho na manteiga, acrescente o colorau e a pimenta do reino, colocar esses ingredientes na panela do feijão com leite.
5- até aqui o feijão já estará no ponto, ou seja, bem macio, acrescentar a salsa e a cebolinha, o queijo coalho em cubos pequenos, o creme de leite sem soro e ficar verificando se a cremosidade fica espessa por causa do amolecimento do queijo.
Servir quente ou morno.




















domingo, 25 de março de 2012

ROTEIRO DE GOIANIA A FORTALEZA COM KM E GASTOS.

Uma viagem de férias no ano de 2011 - para ser exato de 17 de dezembro a 08 de janeiro de 2012, fomos em uma Meriva 2008 eletronic flex, abastecendo somente com gasolina, foram 537,12 litros, andamos 5.922 km de ida e volta, com uma media por km 12.05, foram 21 dias pelo nordeste com um gasto de R$8.702,33, sem somar  os gastos da esposa e dos filhos com presentes e coisas particulares. Nossas hospedagens foram de maneira economica, onde ficamos em quarto quadruplo e em alguns lugares em dois quartos, vivemos um tempo de apreender a conviver verdadeiramente com a familia, pois ficamos o tempo todo juntos, valeu a pena, ah se valeu.  Como extrapolamos os dias na volta tivemos que viajar o tempo inteiro, e uma dica, faça do retorno um bom passeio, continue a parar e conhecer lugares, descanse também que é muito importante.   Lembre-se, leve uma boa dose de bom senso, para conviver com os defeitos e desejos de todos.


de para km dist.total   ABAST. AB TTL DESPESA TOTAL KM LITROS MEDIA
Goiania Palmas 866 866 18 51 250,00 301 222 18 12,33
Palmas Grajau-ma 660 1526 BR 153 21,18 56,3 1233,00 1590,3 263 21,18 12,42
Grajau-ma Caxias 378 1904 BR 153 16 45 10,00 1645,3 170 16 10,63
Caxias Fortaleza 661 2565 BR 153 37,73 100 53,00 1798,3 365 37,73 9,67
Fortaleza Natal 2565 BR 153 18,3 48 100,00 1946,3 164 18,3 8,96
Natal Joao Pessoa 2565 BR 153 21,2 60 100,00 2106,3 318 21,2 15,00
Joao Pessoa Recife 1283 3848 BR 153 13,7 40 100,00 2246,3 159 13,7 11,61
Recife Maceio 3848 BR 153 18,28 51 32,00 2329,3 234 18,28 12,80
Maceio aracaju 3848 BR 153 25,09 75 10,00 2414,3 314 25,09 12,51
aracaju feira de sant 306 4154 BR 153 23,02 64 450,00 2928,3 246 23,02 10,69
feira de sant itaBERABA 163 4317 BR 153 28,08 80,03 418,00 3426,33 351 28,08 12,50
itaBERABA SEABRA 180 4497 BR 226 17 50 750,00 4226,33 223 17 13,12
SEABRA IBOTIRAMA 190 4687 BR 226 22,2 60 100,00 4386,33 240 22,2 10,81
IBOTIRAMA BARREIRAS 391 5078 BR 226 29,5 85 4471,33 358 29,5 12,14
BARREIRAS lUIS ED.MAG 96 5174 BA 034 7,12 20 4491,33 157 7,12 22,05
lUIS ED.MAG tAGUATINGA 553 5727 Br 316 11,54 30 4521,33 142 11,54 12,31
tAGUATINGA gOIANIA 195 5922 BR 343/BR 222 41,73 117 4638,33 478 41,73 11,45
gOIANIA 5922 BR 222 29,01 79 4717,33 354 29,01 12,20
5922 34,56 85 4802,33 396 34,56 11,46
5922 20 60 4862,33 229 20 11,45
5922 29,32 85 4947,33 376 29,32 12,82
5922 18,03 50 4997,33 266 18,03 14,75
5922 10,43 29 5026,33 157 10,43 15,05
5922 16,1 45 5071,33 213 16,1 13,23
5922 10 25 5096,33 81 10 8,10
537,12 1490,3 3606,00 8702,33 6476 537,12 12,056896

sábado, 24 de março de 2012

DICAS DA SADIA SOBRE UTENSILIOS DE COZINHA

Quando entramos em uma cozinha, nos deparamos com a falta de utensÍLios, mas quando analisamos o que temos, pode ser que com habilidades e tÉcnicas, venhamos superar a dificuldade, pensando nessa situação, vi uma nota no site da SADIA, que dá dicas sobre os itens necessários dentro de uma cozinha.   Cabe você analisar, e adequar a sua cozinha com os equipamentos ideais.


Saiba quais são os itens mais importantes na hora de montar uma cozinha prática e bem equipada

A variedade de modelos e materiais dos utensílios de cozinha é incrível. Alguns são modernos e sofisticados, mas podem servir apenas como acessório de decoração. Outros, simples e baratos, são essenciais para quem quer manter uma cozinha funcional, com itens práticos e fáceis de usar.  Aprenda aqui quais objetos você deve ter sempre à mão:

1. Descascador de legumes e frutas: o modelo com lâmina lateral e extremidade pontiaguda é ótimo e ainda serve para retirar caroços. 

2. Tesoura de cozinha: ela serve para abrir embalagens e até mesmo cortar aves. Escolha um produto de aço inoxidável para facilitar a limpeza.

3. Ralador: o mais comum tem formato retangular, com quatro faces e diferentes perfurações cortantes. Há também o rotatório e o ralador com uma só face, indicado para ralar queijo parmesão. 

4. Abridor de latas e garrafas e saca-rolhas: essenciais para o bom funcionamento da cozinha. Os modelos simples, de metal, são bonitos e práticos.

5. Secador de folhas: através do sistema de centrifugação, você retira o excesso de água das folhas lavadas, conservando-as frescas e viçosas por mais tempo.  Há versões de plástico – mais baratas, e de inox. 

6. Espátulas: o modelo com lâmina reta, comprida, flexível e extremidade arredondada é indicado para transferir e virar alimentos de um pote para o outro ou para espalhar glacês decorativos em doces. Já as espátulas com lâmina triangular são perfeitas para pegar fatias de bolo e torta. 

7. Tábua: usada para picar legumes, bater carne ou amassar alho. Prefira a de vidro, mais higiênica. As tábuas de madeira ou plástico estragam com o uso contínuo, o que facilita a proliferação de micro-organismos. 

8. Peneiras: de metal, plástico ou madeira, com malhas de diferentes tamanhos. As cônicas são ideais para coar ingredientes líquidos em jarras. Já as peneiras redondas se encaixam na borda das tigelas e são indicadas para peneirar ingredientes secos, como farinha de trigo e açúcar.

9. Escorredor: usado para escorrer a água do macarrão e legumes cozidos. Ou para secar frutas, verduras e legumes depois de lavados.

10. Tigelas: as de cerâmica e vidro, delicadas, quebram facilmente. Já as de aço inoxidável são mais duráveis e resistem às diferenças bruscas de temperatura. 

11. Conjunto de facas: pelo menos três facas são essenciais na cozinha: uma pequena, perfeita para picar cebola, alho, salsinha e legumes; outra de tamanho médio e bem afiada, ideal para cortar carnes e aves; por fim, tenha uma faca serrilhada para partir pães e bolos. 

12. Batedor manual ou fouet: feito com voltas de arame e cabo de metal ou madeira, é o utensílio preferido pelos chefs de cozinha para bater claras em neve e misturar molhos. Há diversas opções de tamanho, indicados para diferentes usos. 

PROIBIDO. SOMENTE PARA MAIORES E INTELIGENTES.

Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre condimentos e temperos, tem uma lista dos temperos abaixo. Voce esta lendo esta postagem porque tem algo que te interessa, portanto, contribua com o meu trabalho e mande o que tiver sobre os temperos abaixo e envie para o email : sergiomaia2003@hotmail.com.
Ficarei agradecido com sua colaboração, alem da postagem neste blog do material que voce contribuir.
Sergio.




TEMPEROS 




  • Açafrão 







  • Aipo em Flocos 







  • Aipo em Pó 







  • Alcaparra 







  • Alecrim 







  • Alho em Flocos 







  • Alho em Pó 







  • Alho Granulado 







  • Alho Porró em Flocos 







  • Alho Roxo 







  • Anis Estrelado 







  • Bicarbonato de Sódio 







  • Canela em Pau 







  • Canela em Pó 







  • Cardamomo em Grão 







  • Cardamomo em Pó 







  • Cebolinha Desidratada 







  • Cebola em Flocos 







  • Cebola em Pó 







  • Coentro em Grão 







  • Coentro em Pó 







  • Cogumelo Seco 







  • Colorau 







  • Cominho em Grão 







  • Cominho em Pó Nacional e Importado  







  • Cravo 







  • Cravo em Pó








  • Curry 







  • Endrodill Folha (Aneto) 







  • Endrodill Semente 







  • Erva Doce 







  • Espinafre em Pó 







  • Estragão 







  • Fenogrego 







  • Finochio 







  • Folha de Sena 







  • Gengibre em Pó 







  • Gengibre em Raiz 







  • Hortelã Triturada 







  • Kümmel 







  • Louro em Folha 







  • Louro em Pó 







  • Manjericão 







  • Manjerona 







  • Molho de Alho 







  • Molho de Pimenta 







  • Molho Inglês 







  • Molho Shoyu 







  • Mostarda em Grão 







  • Mostarda em Pó 







  • Noz Moscada em Bola 







  • Noz Moscada em Pó 







  • Orégano 







  • Páprica Doce








  • Páprica Picante 







  • Pimenta Branca em Grão 







  • Pimenta Branca em Pó 







  • Pimenta Calabresa 







  • Pimenta do Reino Grão 







  • Pimenta do Reino Grão 







  • Pimenta do Reino Em Pó 







  • Pimentão em Flocos 







  • Pimenta em Grão Rosa 







  • Pimenta Síria em Grão 







  • Pimenta Síria em Pó 







  • Sal de Limão (Ácido Cítrico) 







  • Salsa Desidratada 







  • Sálvia Triturada 







  • Segurelha 







  • Semente de Coentro  







  • Semente de Urucum 







  • Sumac 







  • Tomate em Pó 







  • Tomate Seco 







  • Tomilho 







  • Urucum 







  • Vinagre de Álcool 







  • Vinagre de Arroz 







  • Vinagre de Maçã 







  • Vinagre de Vinho 







  • Zatar






  • CUIDADO COM OS CONDIMENTOS.

    Temperos como azeite, sal e pimenta, usados para aprimorar o sabor dos alimentos, são nutritivos mas, dependendo da medida, podem fazer mal à saúde. Para falar sobre o assunto, está no estúdio a nutricionista Karin Honorato.

    Os condimentos têm sabor agradável. São necessários em alguns casos?

    - Sim. As pessoas precisam fazer mais uso das ervas naturais porque todas têm ações anti-microbianas, anti-virais, e são muito anti-inflamatórias, anti-oxidantes, e aproveitar um pouquinho casa preparação para aproveitar essas substâncias ativas das ervas.

    O que falar sobre o alecrim e o hortelã?

    - O alecrim pode ser usado nas preparações em chás. Ele é muito bom para fazer a digestão, principalmente das gorduras, e ele uma ação interessante para as pessoas que têm problemas respiratórios, porque ele diminui a quantidade de muco. Então, ele é um pouco expectorante também. Tanto o alecrim, quanto a sálvia, tem potencial anti-oxidante muito forte.

    E o orégano e o açafrão?

    - O orégano tem ação mais interessante, já que ele é anti-fúngico. Então, uma pessoa que tenha uma probabilidade de ter candidíase, por exemplo, pode aumentar o consumo ou usar óleo de orégano, que também é muito interessante. O açafrão, que é a cúrcuma, grandes estudos já provaram que tem uma ação anti-inflamatória, principalmente para doenças crônicas, como câncer, diabetes. Todos podem fazer uso nas preparações, tentando não aquecê-lo. Aquecer o mínimo possível.

    O gengibre é bom para TPM?

    - O gengibre tem mais de 400 produtos químicos e substâncias. Ele é muito usado para TPM. Uma ação interessante dele é o gengibre em pó para dor de cabeça. Um pouquinho, com água de coco é o melhor efeito que tem para uma dor de cabeça. Como prevenção, ele tem ações anti-inflamatórias também. O gengibre é uma das ervas mais usadas desde os milênios atrás.

    O alho é bom para o estômago?

    - Sim, o alho é muito bom. O alho tem ação anti-fúngica também. Ele é anti-neoplásico, anti-microbiano, e tem vários estudos comprovando que quem tem risco de câncer de estômago, o alho tem uma ação muito forte para diminuir essa incidência. Ele tem que ser consumido em uma média de um dente de alho fresco por dia e ele ajuda muito a reduzir, tanto a pressão, quanto o controle do colesterol também.

    Quanto mais cru, melhor?

    - Sim, porque se você aquece o alho, você perde um pouco as substâncias. Então, as pessoas que têm o hábito de dar uma torradinha no alho, que façam menos uso dessa forma. Ele pode até ser aquecido, mas que ele não seja, de preferência, torrado, para não perder essas substâncias ativas.

    Quais condimentos que são bons no equilíbrio mas, quando usado em excesso, podem fazer mal?

    - Na verdade, essas ervas podem ser consumidas diariamente, não têm efeito tóxico, mas temos que ter cuidado com os efeitos dos óleos, nas preparações. Principalmente os óleos do mercado, porque eles são refinados, são processados. E o excesso desses óleos é o que tem trazido doenças crônicas, como obesidade, câncer, diabetes. Então, que faça uso com moderação e que, em contrapartida, use melhor o azeite, por exemplo, que é uma gordura das mais saudáveis que temos, que tem uma ação para melhorar a imunidade, para fazer prevenção de controle das doenças. O azeite, na verdade, pode ser consumido, em média, com duas colheres por dia. Isso é muito relativo, depende da quantidade de calorias da pessoa. Não é recomendado também aquecer o azeite, porque perde as substância ativas.

    O excesso de sal também faz mal?

    - Em excesso é prejudicial. O problema da hipertensão. Pode-se consumir moderadamente, sem contar que hoje temos o consumo de muitos alimentos industrializados, temos que fazer uso moderadamente de sal e evitar os produtos industrializados em excesso. 


    http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL386489-9077,00.html

    CONDIMENTOS.

    Ervas são folhas de várias plantas. Podem ser frescas ou secas. Especiarias são sementes, brotos, frutas, flores, cascas e raízes de plantas. As especiarias têm um sabor mais acentuado que as ervas. Em alguns casos, a mesma planta pode produzir tanto especiaria como erva. Outros condimentos são elaborados com misturas de especiarias (como o chili) ou de ervas (como o bouquet garni).
    Ervas e especiarias podem ser armazenadas em recipientes à vácuo. A maioria das especiarias fica bem armazenada por cerca de um ano, duas vezes mais que as ervas secas, que, quando armazenadas, têm vida útil de seis meses.
    Ervas
    Veja abaixo algumas das ervas mais comuns utilizadas na culinária.
    • Manjericão: fresco ou seco, o sabor adocicado é essencial nos pratos italianos.
    • Louro: proporciona um sabor mais forte a ensopados e pratos com carne. Remova as folhas antes de servir.
    • Cebolinha: tem um sabor delicado e é normalmente usada como guarnição.
    • Dill (endro ou aneto): membro da família da salsa, é composto por folhas secas e frágeis. Seu distinto sabor pode ser destaque em qualquer prato, mas deve ser usado com moderação.
    • Manjerona: com um sabor próximo ao orégano, a manjerona é normalmente usada em peixes, carnes e aves, além de molhos de tomate.
    • Hortelã: comercializada tanto fresca como seca, é usada em saladas e também em chás.
    • Orégano: o forte sabor pode facilmente marcar pratos leves. Perfeito na maioria dos pratos italianos.
    • Salsa: ao comprá-la fresca, procure por maços bem verdes com bom aroma. Para armazená-la, lave bem e escorra o excesso de água. Envolva a salsa em papel toalha antes de colocá-la num saco plástico. Guarde na geladeira até utilizar na preparação de pratos. É normalmente usada como guarnição.
    • Alecrim: embora não combine com outras ervas, seu sabor peculiar é uma boa escolha para carnes e aves ou para pratos grelhados.
    • Sálvia: o sabor da sálvia fresca é mais forte que a sálvia seca, entretanto combina com carnes de animais silvestres, aves e recheios.
    • Estragão: é muito usado em aves, peixes e saladas, bem como em vários molhos. Estragão seco perde o sabor acentuado da folha fresca.
    • Tomilho: bastante utilizado para adicionar sabor às saladas, carnes, aves peixes, sopas e molhos cremosos. Também popularmente conhecido como 'timo'.
    Especiarias
    Dê mais tempero aos alimentos com:
    • Pimenta da Jamaica: recebe esse nome porque é semelhante ao sabor da canela, noz-moscada e cravo-da-índia juntas.
    • Alcaparra: do tamanho da ervilha, é o broto da flor do arbusto da família da Caparidácea. Encontrada principalmente na América Central e noMediterrâneo, ela dá um gosto acentuado a molhos, patês e aperitivos.
    • Pimenta de Caiena: essa pimenta vermelha precisa ser usada com moderação para não alterar o sabor do prato. Essencial na culinária latino-americana e meridional.
    • Chili em pó: como o curry, ele é uma mistura de especiarias picantes e chili.
    • Canela: enquanto a casca seca é usada principalmente em sobremesas, a canela em pau pode ser utilizada para dar sabor à cidra e outras bebidas quentes.
    • Cravo-da-Índia: esta especiaria adocicada é comercializada integralmente e é utilizada em carnes assadas e sobremesas.
    • Cominho: é utilizado em vários pratos latino-americanos e meridionais devido ao seu sabor acentuado. Deve ser usado com moderação.
    • Curry em pó: é formado pela mistura de várias especiarias como cúrcuma, cardamono, cominho, pimenta, cravo-da índia, canela, noz-moscada e, às vezes, gengibre. O chili esquenta o paladar e o alho seco oferece densidade de sabor. A mistura do curry varia dependendo do uso.
    • Gengibre: com aspecto retorcido, ele proporciona um aroma e um sabor diferente aos pratos. É muito usado em pratos orientais.
    • Noz-moscada: com uma fragrância acentuada e um sabor marcante e ligeiramente adocicado, ela é usada em alimentos assados, doces, sobremesas, carnes, molhos, saladas e gemadas.
    • Páprica: dá um toque especial sem apimentar muito pratos como salada de batatas e frutos do mar.
    • Açafrão: essa especiaria perfumada é usada, na maioria das vezes, em sopas e risotos.
    • Cúrcuma: assim como o gengibre, é um ingrediente essencial do curry em pó e já foi conhecida como açafrão da Índia. Deve ser usada com moderação: uma pitada já é o suficiente.
    Publications International, Ltd.

    Editores do Consumer Guide.  "HowStuffWorks - Um pouco sobre condimentos".  Publicado em 30 de maio de 2006  (atualizado em 05 de abril de 2007) http://lazer.hsw.uol.com.br/condimentos.htm  (24 de março de 2012)