Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

LOMBINHO EMPANADO.

DOMINGO, ESTAVA PROGRAMADO PARA ESTUDARMOS A RECEITA NA CASA DA ERLI, MINHA COMPANHEIRA DE GRUPO NA GASTRONOMIA, E AI ESTA A FOTO DESDE O INICIO ATÉ A FINALIZAÇÃO, NAO ESQUECENDO QUE O GILO E QUIABO É DIVINO, E CABE COMO ACOMPANHAMENTO EM QUALQUER RECEITA DE GOIANO.





















CHEESECAKE DE FRUTAS VERMELHAS.

COZINHA DIET E LIGHT.

001 UN LATA DE LEITE CONDENSADO LIGHT.
02 UN XICARA DE CHA DE RICOTA LIGHT.
02 UN CLARAS EM NEVE.
QB MARGARINA.
QB FARINHA DE ARROZ.
150 GR GELEIA LIGHT DE FRUTAS VERMELHAS.
01 UN LIMÃO (SUCO).


PREPARO.

01- BATA NO LIQUIDIFICADOR O LEITE CONDENSADO E A RICOTA.
02- BATA AS CLARAS EM NEVE E MISTURE NO CREME DO LIQUIDIFICADOR.
03- UNTE UMA FORMA REDONDA COM MARGARINA E POLVILHE FARINHA DE ARROZ.
04- DESPEJE O CREME E LEVE AO FORNO PRÉ AQUECIDO 180ºC ATÉ COMEÇAR A DOURAR E SOLTAR DA FORMA.
05- ENQUANTO ISSO NUMA PANELA COLOQUE A GELEIA E O SUCO DO LIMAO, LEVE AO FOGO BAIXO, MEXENDO A GELEIA ATÉ FICAR COM TEXTURA SUAVE.
06- ESPALHE A GELEIA EM CIMA DA MASSA, ASSIM QUE SAIR DO FORNO.
07- LEVE A PARA GELAR.

BACALHAU MEDITERRANEO AO PAPILOTE.

Uma receita da cozinha diet e light, vale a pena o preparo fica muito saboroso, e serve duas pessoas.
Receita da prof. Monike.

250 GRS LOMBO DE BACALHAU.
06 UN AZEITONA PRETA SEM CAROÇO.
01 UN TOMATE MADURO CONCASSÉ.
QB ALECRIM.
1/2 UN CEBOLA EM JULIENE.
QB AZEITE.
10 CM PAPEL ALUMINIO.

PREPARO.

1- PREPARE O TOMATE CONCASSÉ, AGUA FERVENDO 10 SEGUNDOS, TIRE A CASCA E SEMENTE E CORTE BRUNOISE. RESERVE.
2- CORTE AS AZEITONAS EM QUATRO. RESERVE.
3- CORTE A CEBOLA EM JULIENE.
4- COLOCAR O BACALHAU SOBRE O PAPEL ALUMINIO, E POR CIMA O TOMATE, A AZEITONA, A CEBOLA, O ALECRIM, O AZEITE DE OLIVA E PIMENTA DO REINO.
5- COLOCAR NO FORNO A 200ºc POR APROXIMADAMENTE 20 MINUTOS.

SE QUISER SIRVA COM ARROZ BRANCO E SALADA.

BOM APETITE,

DESCULPE FIQUEI SEM AS FOTOS.

domingo, 21 de outubro de 2012

AÇUCARES E ADOÇANTES.

AÇUCARES E ADOÇANTES
OS EDULCORANTES
Os edulcorantes são definidos, segundo o Decreto numera 55.871 de 20/03/65, como sendo uma substancia orgânica artificial, não glicídica, capaz de conferir sabor doce aos alimentos. Já a resolução MERCOSUR/CMC numera 83/93 define os edulcorantes como substancias diferentes dos açucares, que conferem sabor doce ao alimento. Adoçantes ou edulcorantes são constituintes comuns em alimentos. O adoçante mais comum que se conhece è o açúcar ou, mais corretamente, a sacarose, uma vez que são inúmeros os compostos naturais que recebe essa denominação genética de ‘’AÇUCAR’’.
Já foram propostas varias classificações para edulcorantes, baseadas em sua origem calórica. A CEE e o Cores Alimentares classificam os substitutos da sacarose em dois grupos: os adoçantes nutritivos (ou adoçantes de corpo) substancia que apresentam mais de 2% do valor calórico do saco rose por unidade equivalente de capacidade adoçante, fornecem energia e textura aos alimentos e são utilizados em quantidades maiores, e os adoçantes não nutritivos (ou edulcorantes intensos), aqueles que apresentam menos de 2% da mesma característica, fornece somente doçura acentuada, não desempenhar nenhuma outra função tecnológica no produto final e são utilizados em quantidades muito pequenas.
Substancias artificial, geralmente centenas de vezes mais doces do que o açúcar, mas que não oferecem nenhum poder energético. Eles ainda são chamados de edulcorantes intensos. Ao lado dos mais conhecidos, que são o acessulfame-k o aspartame, o ciclamato, a sacarina e a sucralose, existem outros menos conhecidos, porem com altíssimo poder adoçante, tais como o alitame, o neotame e a taumatina. Às vezes eles não são totalmente sem calorias, como o aspartame, por exemplo, mas o seu poder adoçante è tão grande e, conseguentemente, as quantidades aplicadas no processo de frabricaçâo de alimentos e bebidas tão diminuntas, que o poder calórico por porção pode ser considerado como sendo nulo.
Os edulcorantes artificias mais antigos foram descobertos acidentalmente. Muitos deles são utilizados em misturas entre si, pondo potencializar seu poder edulcorante. Essa condição è favoralvel para o uso de quantidades menores, impedindo a percepção de sabores colaterais indesejáveis.
AÇUCARES

SIGUINIFICADO DE AÇUCAR:
Alimento de sabor doce, cristalizado, que se extrai pricinpalmente da cana de açúcar e da beterraba: açúcar em pó, açúcar em tabletes(nome cientifico: sacorose).
O açùcar è um componente importante na formulação de alimentos. Fornece doçura e sabor, assim como tem efeito na cor, textura, expansão e aparência geral do produto. Ainda contribui no valor nutricional como fornecedor de energia. Nos processos de fermentação, serve de alimento à levedura.
Para muitas fazer uma dieta significa trocar o açúcar pelo o adoçante e consumir produtos diet e light. È grande a variedade que existe hoje no mercado com produtos que tenham adoçantes em sua composição, em vez do açúcar. Porem, de uns tempos para Ca às pessoas estão começando a questionar. Açúcar ou Adoçante, qual o melhor produto?
O açúcar refinado è altamente calórico e se consumido em excesso pode provocar o aumento do peso, alem do aumento da produção de insulina, possível aparecimento de caries, etc. As pessoas que não abrem Mao do açúcar experimentam a opção light, que possui as mesmas calorias do açúcar comum, só que possui o poder adoçante maior, necessitando de menos quantidades para adoçar. È uma mistura de açúcar com adoçante.
Com o processo de refinamento, o açúcar refinado perde nutriente. A opção mais indicada è o açúcar mascavo, já que não passa pelo processo de refinamento, mantendo suas propriedades nutricionais.
Quando aos adoçantes existem inúmeros opções: Frutose, aspartame, sacarose, entre outros. E ate mesmo aqueles adoçantes que são utilizados para preparação culinária que podem ser submetidas a altas temperaturas. Todos esses são produtos industrializados. Tem o STEVIA que è um tipo de adoçante natural. Porem, nem todos com o sabor dos adoçantes.
Alguns estudos indicam que o consumo excessivo e abusivo de adoçantes podem causar problemas de saúde, porem, não hà nada comprovado cientificamente por enquanto, é pesquisas.
Diabéticos devem evitar o consumo abusivo de adoçantes podem causar problemas de saúde, porem, não há nada comprovado. Diabéticos deve evitar o consumo de açúcar refinado , mascavo e light e dar preferência aos adoçantes, mas è sempre importante estar atento as recomendações de nutricionistas e médicos.
Para aqueles que não são diabéticos e apenas desejam emagrecer, caso não gostem do sabor do adoçante, prefira o açúcar mascavo, è bem mais saudável.


CREDITO A RAIMUNDA.

ALIMENTO LIGHT

ALIMENTO LIGHT



A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentam redução de 25% em determinado nutriente ou comparada com o alimento convencional.
Portanto o diet. se retira um determinado nutriente e o light se reduz um nutriente. Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet. e light esta na quantidade permitida de nutriente. Em quanto que o diet. precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.
A segunda diferença è consequência da primeira: O alimento light não è necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença como diabetes, colesterol elevado, celíacos ou fenilcetonurios. Se, o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poder ar ser consumido pelos diabéticos.


CREDITO A RAIMUNDA.

ALIMENTO DIET.

ALIMENTO DIET:

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o termo diet. pode ser usando em dois tipos de alimentos:
1. Nos alimentos para dietas com restrição nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio).
2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcar).
Mas o que quer dizer ingestão controlada ou restrição de nutrientes?
Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de nutrientes. Assim, para ingestão controlada de açucares, não pode haver inclusão de nutrientes que possam o açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geleia diet. que tem como o açúcar natural a frutose.
È importante que fique claro que nem todos os alimentos diet. apresentam diminuição siguinificativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitadas pelas pessoas que querem emagrecer.


CREDITOS A RAIMUNDA.

ALIMENTO LIGHT

ALIMENTO LIGHT:
Desde o inicio da comercialização dos alimentos diet., a maioria dos consumidores associaram esse produtos como sendo de baixo valor calórico e consequentemente, permitido para as pessoas que precisam ou desejam perder os quilos extras. Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou com acesso de peso podem consumir o mesmo alimento diet. ou light? Pão e refrigerante liga ou diet., sal light, margarina light, chocolate diet., liga e diet. viraram ‘’sobrenome’’ de diversos alimentos, umas o que os diferenciam?

CREDITOS A RAIMUNDA.

CONCEITO DE COZINHA DIET.

CONCEITO DE COZINHA DIET.
O alimento diet. è considerado aquele que possui restrição de algum componente para fins de dieta. Um alimento pode ser diet. por não contem açúcar, por ser isento de glúten ou ate mesmo isento de lactose. Por exemplo: O diabético utiliza o alimento diet. isento de açúcar. A pessoa que possui intolerância à lactose (o açúcar do leite), utiliza o alimento diet. de lactose.
Muitas pessoas acreditam que um produto diet. è aquele que não contem calorias, mas isso não è verdade. Na realidade, produtos diet. são aqueles nos is quais hà a eliminação de um ou, mas ingrediente da formula original.


CREDITOS A RAIMUNDA.

CONCEITO DE COZINHA LIGHT.

CONCEITO DE COZINHA LIGHT.
São classificados alimentos ’’light’’ os alimentos que sofreram uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente (proteína, açúcar, gorduras etc.) e ou calorias em relação ao alimento tradicional. Os alimentos considerados ‘’light’’, que em português quer dizer ‘’leve’’, são os mais indicados para se inserir numa dieta de emagrecimento com redução de calorias.
Porem os alimentos ‘’light’’ pode causar confusão às pessoas mal informadas, porque alguns adoçantes denominados ‘’light’’ por exemplo, podem colocar em risco a saúde de pessoas diabéticas, pois podem conter açúcar em sua composição embora em quantidade reduzida.
È fundamental também prestar atenção na informação nutricional do rotulo do alimento e identificar qual nutriente foi manipulado pelo o fabricante com objetivo de tornar o alimento light, pois a utilização desse termo, por si só, não è suficiente para o consumidor identificar o produto como o tal.

CREDITOS A RAIMUNDA.

COMPANHEIRAS DO CURSO.




DELICIAS DA CONFEITARIA 3






DELICIAS DA CONFEITARIA 2






DELICIAS DA CONFEITARIA