Total de visualizações de página

domingo, 31 de março de 2013

ANIVERSARIO LEONARDO. 28/03/2013.

Parabéns Leo,
nesse dia voce recebe as bençaos de Deus para mais um ano de vida, pois tudo vem Dele, o sopro de vida que esta sobre voce, vem do Senhor, oro para que os seus objetivos sejam alcançados e que na presença de Deus voce seja feliz.
Feliz aniversário meu amigão.

ANIVERSARIO CARLA CARELLI -30/03/2013

Feliz aniversário Carla,
que a data seja repleta de realizações e nesse andar até o proximo aniversário voce consiga alcançar os objetivos que tens projetado, parabéns.

domingo, 17 de março de 2013

CARACTERISTICAS DAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO.

CARACTERISTICAS DAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO.
SA – SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO.
UAN – UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO.
UPR – UNIDADE PRODUTORA DE REFEIÇÃO.

ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA.
1 – Alimentação coletiva, em uma UAN – unidade de alimentação e nutrição, que é um serviço organizado, compreendendo uma sequencia e sucessão de atos destinados a fornecer refeições balanceadas dentro dos padrões dietéticos e higiênicos, visando assim, atender as necessidades nutricionais dos seus clientes, de modo que se ajuste aos limites financeiros da instituição.
Estas UANS – unidades de alimentação e nutrição é uma área de atuação do nutricionista que abrange o atendimento alimentar e nutricional de clientela ocasional ou definida, são atividades privativas dos nutricionistas.
A atuação deste tipo de alimentação é em setor institucional, onde na comercialização e não tem fins lucrativos diretos, e atende coletividade sadia e enferma de empresas publicas, privadas e instituições filantrópicas. A coletividade sadia compreende: empresas de indústria, comercio e serviços, creches, escolas e universidades, forças armadas, navios, aviões, trens e plataformas marítimas, centro esportivos e recreativos.

2- ALIMENTAÇÃO COMERCIAL, em uma UPR – unidade produtora de refeição que atua nos setores comerciais como restaurantes por peso, a la carte, e comida a vontade, hotelaria, lanchonetes, fast food, e outros, com clientes cativos ou não cativos do UPR, com campo de atuação mais frequente do chef de cozinha.
A alimentação fora do lar, causa um impacto econômico e é de grande alcance populacional, é um setor de fundamental importância para a economia da região onde se encontra, por ser grande agente empregador e que movimenta diversas cadeias produtivas.
A ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR E MEIO AMBIENTE. – No contexto da produção de refeições – ambiental:
- Crescimento do setor de alimentação fora do lar.

- Geração de resíduos sólidos durante todo o processo produtivo em todas as etapas.
- Pré-preparo e pós distribuição (sobras e restos) – pontos críticos.

PARA PRODUÇÃO DE REFEIÇOES. ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS:
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
+ ATIVIDADES TÉCNICAS E OPERACIONAIS.

OPERACIONALIZAÇAO DA UPRs.
Educação nutricional, Controle e avaliação, Manutenção das instalações, Manutenção dos equipamentos e utensílios, Higienização das instalações, Higienização dos equipamentos e utensílios, Contração de manipuladores, Eliminação de resíduos.

NECESSIDADES NUTRICIONAIS COMENSAIS.
Definição per capta e porção, Elaboração de cardápio, Estimativa numero de refeições, Definição da quantidade a produzir, Elaboração de lista de compras, Compras, Recepção e conferencia, Armazenamento, Pré-preparo, Preparo, conservação e Distribuição.

FUNÇOES DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO.
ATIVIDADES TECNICAS – Planejar cardápios, estabelecer padrões, atividades de promoção da saúde.
ATIVIDADES CONTROLE - Relatórios, Registros, Avaliação.
ATIVIDADES COMERCIAIS – Requisição, Compra, Recebimentos e Conferencia.
ATIVIDADES FINANCEIRAS – Controle de custo, previsões.


SETORES DO SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO.
SETORES COMPONENTES/AREAS ATIVIDADES.
APROVISIONAMENTO, recebimento, higienização prévia, armazenamento, INSPEÇÃO, CONTROLE, CONSERVAÇÃO.
PROCESSAMENTO (PRODUÇÃO), Pré-preparo, preparo, cocção, PREPARO DE ALIMENTO, PORCIONAMENTO, ACONDICIONAMENTO.
DISTRIBUIÇÃO, refeitórios, copas, DISTRIBUIÇÃO DAS REFEIÇOES.
HIGIENIZAÇÃO, higienização de utensílios, higienização de panelas, HIGIENIZAÇÃO EM GERAL.
CONTROLE DE QUALIDADE, analise e avaliação do processo.
TRANSPORTE, matéria-prima e produto.
RESIDUOS, armazenamento lixo, HIGIENIZAÇÃO LOCAL, ACONDICIONAMENTO
ADMINISTRAÇÃO, sala do nutricionista, sala de reuniões, cipa, secretaria, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, CONTROLE, ATIVIDADES TECNICAS
INSTALAÇÕES SANITARIAS, banheiros e vestiários, HIGIENE PESSOAL.

GARDE-MANGER - SERGIO MAIA.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO, FISIOTERAPIA E GASTRONOMIA.
COZINHA FRIA.
Prof. Cristiane.
GOIANIA, 2013
Sergio Antonio Maia.
Trabalho destinado ao aproveitamento e avaliação da disciplina COZINHA FRIA do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia – Pontifícia Universidade Católica de Goiás sob a orientação da Professora Cristiane Barros.
INTRODUÇÃO.
Para assegurar sua alimentação, o homem, nos primórdios dos tempos se estabeleceu em povoados e criaram cidades, começou a criar animais, a plantar vegetais, para garantir os suprimentos para períodos de dificuldades em tempos de secas. Os registros da necessidade de preservação de alimentos datam de aproximadamente 3000 A.C, os peixes eram salgados com a água do mar e secados ao sol e carnes colocadas em varais próximas a fogueiras foram apenas alguns dos métodos utilizados. Além disso, o sal, a açúcar e as especiarias são, historicamente os ingredientes mais empregados no processo de cura dos alimentos, fazendo parte da cultura de muitos povos, inclusive a do Brasil.
Com o passar do tempo e a interação entre os povos cresceram de tal forma, juntamente com as técnicas de preservação dos alimentos, que se aprimoraram passando a fazer parte dos hábitos alimentares de todas as culturas.
DESENVOLVIMENTO.
Surgiu então o termo Garde Manger que tem como definição de área de armazenamento ou despensa de alimentos, como não havia refrigeração, aplicavam-se técnicas aos alimentos para preservá-los (curas, defumações, embutidos), atualmente é chamada de praça fria de trabalho, e também o profissional que trabalha nesta praça.
A evolução do termo Garde Manger veio com o passar do tempo, passando a significar não apenas um local de armazenamento e área que produzia alimentos ornamentados, verdadeiras esculturas de comida apresentadas em travessa ou espelhos, mas em uma importante área da cozinha profissional responsável pelos pratos frios como molhos, saladas, sanduiches, aperitivos, queijos, embutidos, patês, galantines, hors-doueuvres, além de prezar pela ornamentação de pratos, preparação de banquetes. Garde Manger é a parte fria da cozinha, cheia de particularidades, essa área da cozinha temo como aliadas as cores, as texturas e a riqueza de ingredientes. Por ser fria, a comida preparada nesse setor não tem aroma, por esse motivo, as produções devem chamar atenção pelo visual, o que torna essa cozinha muito rica em técnicas e conceitos importantes de preparo e apresentação. O profissional desta área tem como objetivo não só a criação e produção de pratos decorativos, com a otimização de custos e mão de obra.
O setor de Garde Manger, pode também ser responsável, pela limpeza e porcionamento de legumes, carnes, aves e peixes, alimentos que serão utilizados por outras cozinhas, como: cozinha quente, lanchonete e pastelaria.
É reservado a este profissional a preparação de marinados, recheios, sanduiches e saladas quentes.
Na brigada clássica de cozinha, cuja ênfase é saber e apresentação, o chef do Garde Manger é o responsável por todas as preparações frias, incluindo saladas, charcutaria (frios e embutidos), patês, galantines, pequenas entradas frias e algumas decorações.
No serviço contemporâneo, o Garde Manger também é responsável pela preparação de sanduiches frios e quentes, e em hotéis, pelo serviço de quarto.
Todos os chefs, tem o seu lado de Garde Manger, porém alguns se destacaram na área, como Michael Grotti, Rodrigo Anunciado, Loripaul Siqueira.
PRÍNCIPAL ATRATIVO.
Ao contrário das preparações da cozinha quente, onde o aroma é o principal atrativo, no Garde Manger o profissional deve levar em consideração várias questões como aparência, apresentação e harmonização na utilização das cores.
MÉTODOS.
O profissional garde manger, deve seguir alguns métodos e tomar os seguintes cuidados:
- A decoração de pratos deve ser feita de modo a valorizá-los e não escondê-los.
- A aparência dos pratos é o principal meio de atração do cliente
- Dar preferência a porções pequenas, que possam ser comidas de uma única vez.
1.Fazer bom uso das cores, dando preferência à cores naturais e suaves.
- Pouca manipulação nas folhagens.
- Equilibrar o visual e o gustativo.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL GARDE MANGER.
Além das cozinhas dos restaurantes, a atuação dos profissionais de Garde Manger acontece também em hotéis, delicatessens, panificadoras, supermercados e demais estabelecimentos que vendem produtos preparados. Além de esculturas em frutas e legumes que tem sido muito utilizadas em casamentos, formaturas, bodas, entre outros eventos, por tornarem a comida mais atrativa, mais apetitosa. É uma forma de dar boas vindas ao convidado, o Garde Manger trabalha artisticamente com os alimentos sem dificuldades. A atividade requer apenas calma e paciência. Cabendo a estes profissionais não apenas a preparação dos pratos, mas também o planejamento dos cardápios, a coordenação da equipe, o calculo dos custos de preparação dos pratos e o cuidado no controle da qualidade e segurança dos alimentos.
Como todas as demais profissões, principalmente às relacionadas à cozinha, a de Garde Manger também se constrói na prática. Não desconsiderando a importância da educação formal, como norteadora dos primeiros conhecimentos sobre o assunto, é na prática que serão adquiridas as habilidades indispensáveis para a formação do verdadeiro profissional em Garde Manger.
O CRESCIMENTO PROFISSIONAL.
Para que o profissional de Garde Manger venha se destacar nesta área, é necessário que tenha um aprendizado efetivo, buscando colocação em locais de trabalho que favoreçam o desenvolvimento de sua carreira, tais como:
- Que tenha ferramentas e equipamentos de trabalho em boas condições de uso.
- Definição clara de funções.
- Obediência as regras de segurança alimentar e de segurança do trabalho.
- Avaliações claras, objetivas e construtivas.
Manter-se atualizado, sobre tendências do setor de alimentação, é um requisito básico que deve acompanhar o profissional de Garde Manger por toda sua trajetória profissional, como forma de mantê-lo inserido num mercado de trabalho cada dia mais competitivo. Para isso, um planejamento da carreira, buscando estabelecer
Metas e objetivos profissionais são primordiais. Cursos, palestras, apresentação de novos produtos e equipamentos, workshops, além da leitura de textos (livros, revistas e artigos) e utilização dos recursos de internet são alguns dos caminhos possíveis. Criar e manter um círculo de amizades com pessoas relacionadas, direta ou indiretamente, também é uma iniciativa que pode gerar boas oportunidades profissionais.
UTENSÍLIOS USADOS NA COZINHA FRIA.
UTENSÍLIOS PARA PESAR E MEDIR:
COLHERES para pequenas quantidades de ingredientes secos são medidos com colheres de chá, de sopa, ou suas frações Algumas vem com duas medidas a métrica e imperial, uma de cada lado.
COPOS servem para medir o volume de ingredientes, especialmente os líquidos. Os melhores copos tem a marcação métrica e a imperial e as xicaras americanas.
BALANÇAS, essenciais no preparo de receitas que indicam o peso dos ingredientes, existem balanças com graduação até a com visor digital, as melhores fornecem o peso em unidade métrica e imperial.
XICARAS AMERICANA, os ingredientes secos e líquidos podem ser medidos nas xicaras e suas frações- ¼, 1/3, ½. Geralmente são vendidos em conjunto.
UTENSÍLIOS BÁSICOS.
Esta categoria abrange os utensílios básicos, necessários para o preparo e manuseio de ingredientes crus e cozidos. Dentre suas diversas utilidades podemos citar: tirar a pele, drenar, moldar, tirar caroços, ralar e amassar.
Relógio, termômetro, tesoura de cozinha, descascador de legumes, tábua de polipropileno, tenaz (pegador), concha, escumadeira, colher com furos, descaroçador, faca canelle, descascador de frutas cítricas, ralador, mouli-legumes, espátula de peixe, espátula, espátula em ângulo, bulb baster (um grande objeto em forma de seringa que serve para retirar gorduras de caldo e molhos), pinça, escova, palitos de coquetel, retirador de miolo de maçã, boleador para fazer bolinhas de melão, colher de sorvete, espremedor de limão, espremedor de batata, amassador de batata, espátula de bolo, e outros utensílios novos no mercado com tecnologia renovadas.
FACAS.
De vital importância para um grande numero de tarefas, o cozinheiro deve ter à sua disposição uma boa variedade de uso em geral e específico. As facas devem ser mantidas bem afiadas e quardadas dentro de blocos de madeira para evitar que percam o fio. E são: Cutelo (ocidente), faca do chef ou de cozinha, faca para filetar, faca para desossar, faca serrilhada, faquinha para descascar, mezzaluna, faca e garfo para cortar, amolador de faca.
UTENSÍLIOS PARA FOGÃO.
Para uso no fogão, as panelas devem ter cabos compridos, à prova de fogo, com peso suficiente para assentar com segurança sobre o fogo mas não muito pesadas, devendo distribuir o calor por igual. Frigideiras, frigideiras antiaderentes e panelas,
Todas em diversos tamanhos e funduras.
UTENSÍLIOS PARA FORNO.
Travessas, panelas e recipientes para assar, que suportam altas temperaturas e servem como condutores de calor, tem usos específicos. Muitos são decorativos e podem ir à mesa. São as caçarolas, terrinas, pratos para suflê, ramekins, travessas para gratinar, formas de metal, grades, suportes, espetinhos de metal.
UTENSÍLIOS PARA ASSAR.
Para uso doméstico é necessária uma grande variedade de itens especiais para fazer com perfeição paes, tortas fechadas e abertas, bolos e biscoitos. São as formas para bolo, formas com furo no meio, forma com fundo removível, forma de rocambole, assadeiras, formas de pao, formas de tortas, formas de torta aberta, aros para torta aberta, aros para torta aberta, feijões para assar, forminhas, suportes para bolo, formas decorativas, cortadores de biscoitos e massa, carretilha.
UTENSÍLIOS PARA SEPARAÇÃO.
Servem para separar as partes, escorrer a agua ou incorporar ar aos alimentos indispensáveis. E são as peneiras, escorredor, peneiras especiais, escorredor de saladas, separador de ovos.
UTENSÍLIOS ELÉTRICOS.
Embora as tarefas da cozinha possam ser feitas a mão, aparelhos elétricos economizam tempo e trabalho. Processador de alimentos, batedeira, Liquidificador, sorveteira, moedor, panela de fritar elétrica.
UTENSÍLIOS PARA MISTURAR, ENROLAR E DECORAR.
Para preparar os alimentos, seja mexendo, batendo ou moldando, e para decorações e acabamento de um prato, são necessários os seguintes utensílios, diferentes, mas importantes. Tigelas, colheres de diversos modelos, espátula de borracha, pinceis, pilão e almofariz, rolo de macarrão, máquina de fazer macarrão, batedores manuais, batedor rotatório, sacos e bicos de confeitar.
CONCLUSÃO.
Com as qualificações necessárias e conhecimento tecnológico, um chef da cozinha fria ou quente, significa poder exercer a profissão em qualquer lugar do mundo, podendo aplicar todas formas de preparo sem limites para a criatividade, pois há uma enorme variedade de insumos para a produção dos pratos.
É uma profissão com boas chances de carreira, pois o ramo da gastronomia é um dos que mais cresce no mundo, além de poder contar com as variedades de locais de trabalho.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
http://www.cpt.com.br/artigos/como-aumentar-renda-sendo-garde-manger
http://www.aquinacozinha.com/2010/04/a-arte-do-garde-manger/
http://chefguidolunardini.blogspot.com.br/2012/07/garde-manger-um-pouco-de-historia.html
LE CORDON BLEU – TODAS AS TÉCNICAS CULINÁRIAS – JENI WRIGHT E ERIC TREUILLE. – 9ª REIMPRESSÃO – 2012- PAG. 10 – 14.

GARDE MANGER - ERLI.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO, FISIOTERAPIA E GASTRONOMIA.
COZINHA FRIA.
prof. Cristiane.
GOIANIA, 2013
ERLI DA SILVA OLIVEIRA.
Trabalho destinado ao aproveitamento e avaliação da disciplina COZINHA FRIA do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia – Pontifícia Universidade Católica de Goiás sob a orientação da Professora Cristiane Barros.
INTRODUÇÃO.
Garde manger, termo usado originalmente para denominar a despensa, local onde se guardava a comida. Como não havia refrigeração, aplicavam-se as técnicas aos alimentos para preservá-los, como curas, defumações, embutidos e com o tempo passou a ser uma área de cozinha. Era nessa área que se produzia a parte fria dos banquetes, alimentos ornamentados com grande grau de excentricidade, além de queijos, conservas e charcutaria.
Garde manger é denominado de a parte fria da cozinha, cheia de particularidades, essa área que tem como aliadas as cores, as texturas e a riqueza de ingredientes. Por ser fria, a comida preparada nesse setor não tem aroma, por esse motivo, as produções devem chamar a atenção pelo visual. O que torna essa cozinha muito rica em técnicas e conceitos importantes de preparo e apresentação.
DESENVOLVIMENTO.
A fixação do homem em povoados e cidades exigiu dele a criação de meios para conservar os alimentos, e os primeiros registros dessa necessidade de preservar alimentos são datados de 3000 A.C. Dessa época em diante, outros povos, como os gregos, chineses e romanos, também passaram a adotar meios para preservação dos alimentos. Os ingredientes mais empregados no processo de curas dos alimento, é o sal, o açúcar e as especiarias, fazendo parte da cultura de muitos povos, como a do Brasil.
Com o tempo o termo garde manger, evoluiu passando a significar não apenas uma despensa, mas uma importante área da cozinha profissional responsável pelos pratos frios e também por outras cozinhas (quente, lanchonete, pastelaria).
O profissional garde manger deve se ater não apenas as questões relacionadas ao sabor dos pratos, mas também a sua aparência, levando em consideração questões como apresentação e a harmonização na utilização das cores.
CARACTERÍSTICAS.
Existem alguns cuidados que o profissional de garde manger deve seguir, para manter a qualidade de seu trabalho, pois nas produções quentes, o aroma é o grande atrativo do prato, já nas comidas frias, o que conta é a aparência. Portanto, sabor e apresentação mantém uma relação de cumplicidade. Baseado nisso, o garde manger deve obedecer alguns critérios:
- Ao preparar coquetéis, aperitivos e buffets frios tenha sempre em mente que a primeira impressão é a que conta, ou seja, a boa aparência é fundamental.
- Evite manipular e decorar demais os pratos. Muitas das vezes, a própria comida já diz tudo.
- As cores devem ser suaves, compatíveis e naturais.
- As porções devem ser pequenas, e a decoração tem a finalidade única de realçar o prato, e não de ser o foco principal.
O garde manger não precisa limitar sua imaginação na hora de criar, cozinhar é uma arte, técnicas podem ser ensinadas e apreendidas, e instrumentos devem ser bem utilizados. O chef de garde manger executa um trabalho delicado e detalhista, é um verdadeiro artista, apresenta pratos cheios de cores e aromas, com belíssimas formas de apresentação.
Garde manger é o profissional da área de culinária requintada que domina todas as técnicas da parte de frios. Como todas as demais profissões, principalmente às relacionadas a cozinha – a de garde manger também se constrói na prática, onde serão adquiridas as habilidades indispensáveis para a formação do verdadeiro profissional de garde manger. A atividade requer apenas calma e paciência, cozinhar é uma tarefa que requer também a realização de experiências econômicas,
com preparo de pratos a preço acessíveis, sem alteraras substâncias e o sabor. O valor alimentício, o sabor e o preço dos pratos devem ser cuidadosamente verificados e classificados. Todos os chefs podem ter domínio das cozinhas quentes ou frias, porém alguns de empenham e dominam a de preferencia, segue alguns chefs que sobressaíram na cozinha fria, Michael Grotti, Rodrigo Anunciado, Loripaul Siqueira.
CONCLUSÃO.
O profissional de cozinha, pode exercer seu ofício em todo lugar do mundo, sem limitações de criatividade, pois existem um numero sem fim de insumos e produtos para serem transformados em alimentos, é uma profissão com boas chances de carreira, que mais cresce no mundo, podendo assim, contar com vários pontos de trabalho, como por exemplo hotéis, restaurantes, indústrias, rotísserias, bares e outros, bastando para isso capacitar-se profissionalmente a cada dia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
http://www.aquinacozinha.com/2010/04/a-arte-do-garde-manger/
http://www.cpt.com.br/artigos/como-aumentar-renda-sendo-garde-manger
http://chefguidolunardini.blogspot.com.br/2012/07/garde-manger-um-pouco-de-historia.html

domingo, 3 de março de 2013

VISITA TECNICA EM RESTAURANTE.

ERLI DA SILVA OLIVEIRA.
SERGIO ANTONIO MAIA.




VISITA TÉCNICA A UM RESTAURANTE DE COMIDA MEXICANA.
Trabalho destinado ao aproveitamento e avaliação da disciplina COZINHA DAS AMÉRICAS.
INTRODUÇÃO.
A cozinha é um dos elementos fundamentais de uma cultura, nela, estão contidos os recursos naturais de cada região, as influências, o clima, os costumes e os fatos históricos. A culinária mexicana é considerada Patrimônio da Humanidade pela tradição de suas civilizações agrícolas, que aperfeiçoaram a sua qualidade e equilibraram a combinação de cereais, carnes, verduras, legumes, frutas com as especiarias do Velho Mundo. A partir do século 16, as cozinhas nativas agregaram influências àrabes e espanholas, o que resultou numa culinária mestiça, rica em sabores, cores e aromas. Assim, produtos originários do Novo Mundo, como o milho, o tomate, o chocolate e a baunilha, acabaram se incorporando à culinária mundial, despertando interesse pela diversidade que caracteriza a mesa mexicana.
Os ingredientes são usados de forma criativa, refinando o espírito. O México de hoje combina o sofisticado e o popular. O taco, a comida mais conhecida, mistura a tortilla, da era pré-colombiana com uma deliciosa seleção de carnes e salsas e tem a presença garantida no prato daqueles que apreciam o contraste de sabores. O prazer gastronômico também se dá pela variedade, simplicidade e sensibilidade.

No dia 26 de fevereiro de 2013, visitamos o XXXXXXXXXXXXXX, estabelecido a rua XXXXXXXX, Goiania-Go, onde funciona das 19:30hs ás 22:00 de domingo a quinta-feira, na sexta-feira e sábado o horário é das 19:00hs as 23:00hs, onde analisamos o cardápio oferecido pela casa aos seus clientes, e resolvemos degustar pratos de comida mexicana oferecido em forma de rodizio. .
DESENVOLVIMENTO.
O Restaurante XXXXXXXXXXXXX foi inaugurado em março de 2005 através do sonho da sra xxxxx e seu esposo xxxxxxxxx, psicóloga e arquiteto respectivamente, de abrirem um restaurante de comida mexicana e espanhola com um ambiente diferenciado em Goiânia. Com apenas 3 meses de funcionamento a casa foi indicada a um premio de melhor petisco pela Veja Comer e Beber de 2005 e foi consagrada como melhor lugar para ir a dois em 2007 e 2009.
A decoração da casa é composta por artefatos e mascaras, características da cultura mexicana, assim como instrumentos musicais, pôsteres, quadros e esculturas que estão espalhadas pelos seis ambientes da casa, que foram trazidos de viagens realizadas por todo o mundo pelos proprietários do local.
As mesas, iluminadas com velas, se espalham pelos espaços de duas varandas e duas tabernas climatizadas, trazendo um conforto aos clientes sem igual, e ao fundo das varandas há um jardim.
No som ambiente, são executadas músicas típicas de diversos países, sobressaindo as músicas latinas, e sob essa atmosfera romântica, casais provam pratos das culinárias espanholas e mexicanas, curtindo um momento a dois, no romantismo proporcionado pelo ambiente.
CAPACIDADE DE ATENDIMENTO E CARDÁPIO.
O restaurante tem uma capacidade de atendimento para até 90 pessoas nos dias de movimentação maior, com público alvo direcionado a casais, isso não impede o estabelecimento de receber famílias para comemorações diversas, o gerente não permitiu que tirássemos fotos, quando usamos de sinceridade, diante de tal fato, adentramos no recinto como clientes e fizemos as fotos e jantamos. O cardápio foi instituído através do proprietário Roger que é descendente de espanhol.
O rodizio que é oferecido de domingo a quinta, serve os seguintes pratos:
Arroz mexicano, feijão mexicano, salada dalí, guacamole, nachos, picos de galo, sour cream, hard taco, soft taco, quejadilha, chili beans, ao preço de 28,50 por pessoa.
Ainda tem um cardápio variado servido a la carte, serviço a francesa e americano, pois o restaurante conta com buffet onde está o arroz, feijão e salada, assim como a gastronomia espanhola, chilena, italiana, portuguesa, argentina, africana e francesa.
CONSIDERAÇÕES.
O estabelecimento realmente faz jus aos prêmios, pois, o atendimento e a delicadeza dos garçons, esta acima da média, notamos que os pratos por serem de origem cultural do México, poderia ser mais picante, porém, não desvaloriza os mesmos. Os vários ambientes com luz tênue, dá sempre a impressão que o frequentador esta em momento de romance, poderia ter um dos ambientes com uma claridade maior, para quem está a negócios ou em um jantar esporádico com amigos.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
Cozinha do mundo – México – Abril coleções
Festas Chiques e Baratas. Bruno Chateaubriand & André Ramos.