ERLI DA SILVA OLIVEIRA.
RAIMUNDA ARLETE.
SERGIO ANTONIO MAIA.
GOIANIA, 2013
GASTRONOMIA BOLIVIANA.
rabalho apresentado como requisito para aprovação à disciplina COZINHA DAS AMERICAS do Curso Superior Tecnológico em Gastronomia – Pontifícia Universidade Católica de Goiás sob a orientação da Professora Esp. Gabriela Borges.
INTRODUÇÃO.
A pesquisa nos proporciona a busca de conhecimento de culturas gastronômicas das Américas, a busca se deu através de sites e blogs, pois o material de divulgação é pouco e não encontramos livros que trata deste assunto, principalmente a Bolivia, o que encontramos revela que a gastronomia boliviana é muito parecida com a do Brasil, e a comida Boliviana, tem suas características baseadas de acordo com as regiões do país, identifica também com a culinária peruana, lembrando que cada uma delas tem sua personalidade e o requinte próprio. Devido ao clima variável, existe uma diversidade gastronômica em função do lugar onde se encontra, e essas diferenças regionais que dependem em alguns casos são influenciadas pela história da região, outra influência é a disponibilidade dos produtos locais. A diversidade revela pratos deliciosos que pode ser degustados no Estado de Sao Paulo, onde moram mais de 200 mil imigrantes bolivianos.
HISTÓRIA.
A população da Bolivia é composta de uma maior percentual de indígena, que influencia em uma rica história de pratos bolivianos, que foram incorporados após a conquista espanhola, resultando em pratos únicos e representativos da cultura boliviana.
A Bolivia tem uma gastronomia diversificada por conta das diferentes características geográficas do país, nota-se sensíveis diferenças culinárias dos andes, dos vales, e altiplanos, levando-se em conta as fases de imigração e ocupação de seu território ao longo da história.
A cozinha Crioula, se desenvolveu após a conquista espanhola, com ingredientes fundamentais que fazem parte da comida típica da Bolivia, como carnes de trigo, porco, cordeiro e frango.
Existe uma forte influencia espanhola, indiana e um pouco de árabe, e existem alguns lugares símbolos como a Torre da Companhia, a Catedral, a igreja de Santo Agostinho, a rua Quijarro para admirar os edifícios coloniais que a caracterizam, a igreja de São Benito, a igreja de São Lourenzo, a Torre de Santa Barbara, a Cordilheira de Kari Kari, Serra Rica, Mina Pailaviri, Chaqui, Betanzos, salar de Uyuni, Colchani, Ilha de Pescadores, Tupiza e Villazón, e outros lugares interessantes.
Devido a baixa temperatura e aos costumes tradicionais do país, as refeições sempre começam com uma sopa e pimenta para esquentar aqueles que vivem nas alturas.
PRATOS TÍPICOS.
Os pratos são abundantes em féculas e carboidratos, são típicos:
- Chunõs, batatas secas ao frio utilizadas na sopa chairo e outros pratos tradicionais.
- Satja, caldo de frango coberto de molho de pimentões picantes.
- Saltenha, ideal para um café da manhã, são pequenos bolos cheios de carne e vegetais, como batatas, ervilhas, cenouras, azeitonas, e ovos.
- Chicarrón, pedacinhos de carne de porco frita, a maioria dos quais são com bastante gordura, servido com milho cozido, é considerado um lanche popular.
- Humitas, são pequenas bolas de massa de milho, recheadas com queijo e em seguida, envolto em um folha de milho ou banana e levadas para serem cozidas.
- Empanadas, são pãezinhos recheados com queijo ou queijo com cebola e outros ingredientes, é bom para um lanche, nos intervalos de refeições.
- Fritanga, um prato com carne de porco gorda frita. Existem muitas razões pelas quais não se deve comer esta iguaria, incluindo doença cardíaca e a natureza questionável da carne de porco da Bolivia, mas apenas uma razão pela qual deve-se comê-la, é simplesmente deliciosa.
- Charque de lhama, é a carne de ilhama frita e servida com milho e queijo.
- Changa ou Chanka de pollo, uma sopa de frango, preparada com batatas, cebolas, e pimenta, e pode também ser feita com coelho.
A carne consumida é de cordeiro, bode, ilhama, a carne de porco é reservada para grandes ocasiões, o leitão é uma especialidade de Cochabamba, o frango é feito preferencialmente frito, consome-se peixe, truta, robalo, dourado e surubim e também partes do macaco e jacaré.
CHEF BOLIVIANO.
O Chef boliviano Checho Gonzalez, que hoje vive no Brasil, Rio de Janeiro, participa de vários eventos gastronômicos no eixo Rio-São Paulo, recentemente, apresentou no Circuito Rio Show de Gastronomia uma receita peruana: Ceviche de tilápia em companhia de tomates com groselha.
Ceviche, explicou o chef, é uma técnica de cozimento sem fogo, o peixe cozinha mergulhado no próprio suco de limão.
- Tudo o que você consegue comer cru, você consegue cozinhar no limão – ensinou o chef, acrescentando que o peixe deve ser branco – a tilápia cozinha muito rápido, em aproximadamente 15 minutos.
Checho Gonzalez contou que o prato tem origem peruana, mas se espalhou por toda a costa do oceano pacifico, é encontrado desde o sul do Chile até a fronteira com os Estados Unidos.
Há 500 anos, quando os espanhóis chegaram aqui, eles trouxeram os limões, antes não tinha limão e o ceviche era feito de outra maneira.
Para acompanhar o ceviche, o chef aconselha chips de batata baroa, e também batata doce ou milho.
CONCLUSÃO.
Encontramos nesta pesquisa o quanto uma cultura influencia em outra, os espanhóis, trouxeram ingredientes que não existiam na Bolivia, e agregaram os seus costumes aos da terra, enriquecendo os sabores e criando outros, temos consciência de que o estudo e a pesquisa enriquece o que busca, e podemos contribuir divulgando os resultados encontrados neste trabalho, para futuras pesquisas, aguardando que livros sejam lançados, não só sobre a Bolivia, mas sobre muitos países que estão perdendo culturalmente as tradições e a sabedoria dos antepassados.
BLIOGRAFIA.
Pt.wikinoticia.com/culturacientifica/gastronomia/114905-comida-tipica-da-bolivia – pesquisa 16/05/2013 as 17:30hs.
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bolivia/bolivia.php - pesquisa 10/05/2013.
Olharturistico.com.br/bolivia-cada-vez-mais-presente-em-são-paulo/ pesquisa em 10/05/2013.
Bolivia.costasur.com/pt/restaurantes.html – pesquisa 16/05/2013 as 17:00hs.
Culinária.culturamix.com/comida/típica/gastronomia-boliviana. – pesquisa 10/05/2013.