Total de visualizações de página

domingo, 17 de março de 2013

GARDE MANGER - ERLI.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO, FISIOTERAPIA E GASTRONOMIA.
COZINHA FRIA.
prof. Cristiane.
GOIANIA, 2013
ERLI DA SILVA OLIVEIRA.
Trabalho destinado ao aproveitamento e avaliação da disciplina COZINHA FRIA do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia – Pontifícia Universidade Católica de Goiás sob a orientação da Professora Cristiane Barros.
INTRODUÇÃO.
Garde manger, termo usado originalmente para denominar a despensa, local onde se guardava a comida. Como não havia refrigeração, aplicavam-se as técnicas aos alimentos para preservá-los, como curas, defumações, embutidos e com o tempo passou a ser uma área de cozinha. Era nessa área que se produzia a parte fria dos banquetes, alimentos ornamentados com grande grau de excentricidade, além de queijos, conservas e charcutaria.
Garde manger é denominado de a parte fria da cozinha, cheia de particularidades, essa área que tem como aliadas as cores, as texturas e a riqueza de ingredientes. Por ser fria, a comida preparada nesse setor não tem aroma, por esse motivo, as produções devem chamar a atenção pelo visual. O que torna essa cozinha muito rica em técnicas e conceitos importantes de preparo e apresentação.
DESENVOLVIMENTO.
A fixação do homem em povoados e cidades exigiu dele a criação de meios para conservar os alimentos, e os primeiros registros dessa necessidade de preservar alimentos são datados de 3000 A.C. Dessa época em diante, outros povos, como os gregos, chineses e romanos, também passaram a adotar meios para preservação dos alimentos. Os ingredientes mais empregados no processo de curas dos alimento, é o sal, o açúcar e as especiarias, fazendo parte da cultura de muitos povos, como a do Brasil.
Com o tempo o termo garde manger, evoluiu passando a significar não apenas uma despensa, mas uma importante área da cozinha profissional responsável pelos pratos frios e também por outras cozinhas (quente, lanchonete, pastelaria).
O profissional garde manger deve se ater não apenas as questões relacionadas ao sabor dos pratos, mas também a sua aparência, levando em consideração questões como apresentação e a harmonização na utilização das cores.
CARACTERÍSTICAS.
Existem alguns cuidados que o profissional de garde manger deve seguir, para manter a qualidade de seu trabalho, pois nas produções quentes, o aroma é o grande atrativo do prato, já nas comidas frias, o que conta é a aparência. Portanto, sabor e apresentação mantém uma relação de cumplicidade. Baseado nisso, o garde manger deve obedecer alguns critérios:
- Ao preparar coquetéis, aperitivos e buffets frios tenha sempre em mente que a primeira impressão é a que conta, ou seja, a boa aparência é fundamental.
- Evite manipular e decorar demais os pratos. Muitas das vezes, a própria comida já diz tudo.
- As cores devem ser suaves, compatíveis e naturais.
- As porções devem ser pequenas, e a decoração tem a finalidade única de realçar o prato, e não de ser o foco principal.
O garde manger não precisa limitar sua imaginação na hora de criar, cozinhar é uma arte, técnicas podem ser ensinadas e apreendidas, e instrumentos devem ser bem utilizados. O chef de garde manger executa um trabalho delicado e detalhista, é um verdadeiro artista, apresenta pratos cheios de cores e aromas, com belíssimas formas de apresentação.
Garde manger é o profissional da área de culinária requintada que domina todas as técnicas da parte de frios. Como todas as demais profissões, principalmente às relacionadas a cozinha – a de garde manger também se constrói na prática, onde serão adquiridas as habilidades indispensáveis para a formação do verdadeiro profissional de garde manger. A atividade requer apenas calma e paciência, cozinhar é uma tarefa que requer também a realização de experiências econômicas,
com preparo de pratos a preço acessíveis, sem alteraras substâncias e o sabor. O valor alimentício, o sabor e o preço dos pratos devem ser cuidadosamente verificados e classificados. Todos os chefs podem ter domínio das cozinhas quentes ou frias, porém alguns de empenham e dominam a de preferencia, segue alguns chefs que sobressaíram na cozinha fria, Michael Grotti, Rodrigo Anunciado, Loripaul Siqueira.
CONCLUSÃO.
O profissional de cozinha, pode exercer seu ofício em todo lugar do mundo, sem limitações de criatividade, pois existem um numero sem fim de insumos e produtos para serem transformados em alimentos, é uma profissão com boas chances de carreira, que mais cresce no mundo, podendo assim, contar com vários pontos de trabalho, como por exemplo hotéis, restaurantes, indústrias, rotísserias, bares e outros, bastando para isso capacitar-se profissionalmente a cada dia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
http://www.aquinacozinha.com/2010/04/a-arte-do-garde-manger/
http://www.cpt.com.br/artigos/como-aumentar-renda-sendo-garde-manger
http://chefguidolunardini.blogspot.com.br/2012/07/garde-manger-um-pouco-de-historia.html

Um comentário:

  1. I believe that is one of the most vital info for me.
    And i'm glad studying your article. However want to observation on few general things, The web site taste is wonderful, the articles is actually great : D. Good task, cheers

    Also visit my site - User Welcome

    ResponderExcluir