AÇUCARES E ADOÇANTES
OS EDULCORANTES
Os edulcorantes são definidos, segundo o Decreto numera 55.871 de 20/03/65, como sendo uma substancia orgânica artificial, não glicídica, capaz de conferir sabor doce aos alimentos. Já a resolução MERCOSUR/CMC numera 83/93 define os edulcorantes como substancias diferentes dos açucares, que conferem sabor doce ao alimento. Adoçantes ou edulcorantes são constituintes comuns em alimentos. O adoçante mais comum que se conhece è o açúcar ou, mais corretamente, a sacarose, uma vez que são inúmeros os compostos naturais que recebe essa denominação genética de ‘’AÇUCAR’’.
Já foram propostas varias classificações para edulcorantes, baseadas em sua origem calórica. A CEE e o Cores Alimentares classificam os substitutos da sacarose em dois grupos: os adoçantes nutritivos (ou adoçantes de corpo) substancia que apresentam mais de 2% do valor calórico do saco rose por unidade equivalente de capacidade adoçante, fornecem energia e textura aos alimentos e são utilizados em quantidades maiores, e os adoçantes não nutritivos (ou edulcorantes intensos), aqueles que apresentam menos de 2% da mesma característica, fornece somente doçura acentuada, não desempenhar nenhuma outra função tecnológica no produto final e são utilizados em quantidades muito pequenas.
Substancias artificial, geralmente centenas de vezes mais doces do que o açúcar, mas que não oferecem nenhum poder energético. Eles ainda são chamados de edulcorantes intensos. Ao lado dos mais conhecidos, que são o acessulfame-k o aspartame, o ciclamato, a sacarina e a sucralose, existem outros menos conhecidos, porem com altíssimo poder adoçante, tais como o alitame, o neotame e a taumatina. Às vezes eles não são totalmente sem calorias, como o aspartame, por exemplo, mas o seu poder adoçante è tão grande e, conseguentemente, as quantidades aplicadas no processo de frabricaçâo de alimentos e bebidas tão diminuntas, que o poder calórico por porção pode ser considerado como sendo nulo.
Os edulcorantes artificias mais antigos foram descobertos acidentalmente. Muitos deles são utilizados em misturas entre si, pondo potencializar seu poder edulcorante. Essa condição è favoralvel para o uso de quantidades menores, impedindo a percepção de sabores colaterais indesejáveis.
AÇUCARES
SIGUINIFICADO DE AÇUCAR:
Alimento de sabor doce, cristalizado, que se extrai pricinpalmente da cana de açúcar e da beterraba: açúcar em pó, açúcar em tabletes(nome cientifico: sacorose).
O açùcar è um componente importante na formulação de alimentos. Fornece doçura e sabor, assim como tem efeito na cor, textura, expansão e aparência geral do produto. Ainda contribui no valor nutricional como fornecedor de energia. Nos processos de fermentação, serve de alimento à levedura.
Para muitas fazer uma dieta significa trocar o açúcar pelo o adoçante e consumir produtos diet e light. È grande a variedade que existe hoje no mercado com produtos que tenham adoçantes em sua composição, em vez do açúcar. Porem, de uns tempos para Ca às pessoas estão começando a questionar. Açúcar ou Adoçante, qual o melhor produto?
O açúcar refinado è altamente calórico e se consumido em excesso pode provocar o aumento do peso, alem do aumento da produção de insulina, possível aparecimento de caries, etc. As pessoas que não abrem Mao do açúcar experimentam a opção light, que possui as mesmas calorias do açúcar comum, só que possui o poder adoçante maior, necessitando de menos quantidades para adoçar. È uma mistura de açúcar com adoçante.
Com o processo de refinamento, o açúcar refinado perde nutriente. A opção mais indicada è o açúcar mascavo, já que não passa pelo processo de refinamento, mantendo suas propriedades nutricionais.
Quando aos adoçantes existem inúmeros opções: Frutose, aspartame, sacarose, entre outros. E ate mesmo aqueles adoçantes que são utilizados para preparação culinária que podem ser submetidas a altas temperaturas. Todos esses são produtos industrializados. Tem o STEVIA que è um tipo de adoçante natural. Porem, nem todos com o sabor dos adoçantes.
Alguns estudos indicam que o consumo excessivo e abusivo de adoçantes podem causar problemas de saúde, porem, não hà nada comprovado cientificamente por enquanto, é pesquisas.
Diabéticos devem evitar o consumo abusivo de adoçantes podem causar problemas de saúde, porem, não há nada comprovado. Diabéticos deve evitar o consumo de açúcar refinado , mascavo e light e dar preferência aos adoçantes, mas è sempre importante estar atento as recomendações de nutricionistas e médicos.
Para aqueles que não são diabéticos e apenas desejam emagrecer, caso não gostem do sabor do adoçante, prefira o açúcar mascavo, è bem mais saudável.
CREDITO A RAIMUNDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário