Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Quibe de soja assado (PTS) – por Bell Rezende.


Quibe de soja assado  (PTS) – por Bell Rezende.


Eita !!! Ó nós aqui traveiz ! 
Saudades de escrever aqui ! Saudades de vocês ! Estou numa fase, digamos, complicada e com muitas coisas a resolver,  à caça de um emprego que eu me sinta feliz e útil e que eu possa pagar as minhas contas normais! 
E não está fácil, não !!!!
Mas aos poucos vou resolvendo, com paciência, fé e com apoio de poucos amigos… mas a vida é assim ! 
“Pedras no caminho? Guardo-as todas… um dia construirei um castelo!” (Fernando Pessoa)
Bom, hoje o meu soborô é meio diferente! Na verdade,  a primeira vez que faço esse prato , quibe,  com Proteína de Soja. Já fiz a soja com molho de tomate, já fiz hambúrguer e ficaram muito gostosos !
Sei que muitos não gostam dessa tal Proteína de Soja, mas estou testando algumas receitas e essa ficou muito boa mesmo !!!
Quibe de soja assado! Faz bem e você come sem remorso ! Rs…

Chega de papo e bora prá receita !
Quibe de Soja Assado (PTS)
 - 2 xícaras de trigo para quibe (bem lavado e deixado de  molho por 2 hs)
- 1 xícara de proteína texturizada de soja (PTS) granulada
- 4 batatas médias cozidas com a casca e depois amassadas, sem a casca (isso que dá a liga! E eu não sabia!)
- temperos a gosto (salsinha, hortelã, alho, sal, pimenta síria…)
- 1 cebola grande picadinha
- Farinha de rosca o suficiente (1 xícara + ou – )
- Recheio: eu usei queijo mussarela porque ele tava “reinando” na geladeira, mas pode ser outro queijo, pode ser legumes picadinhos e cozidos, ou cebola frita no azeite… use a sua imaginação !
- Azeite de oliva para untar a forma

Fonte: Blog Coffee Coffee da Gi
Modo de fazer:
Enquanto o trigo do quibe fica de molho (2 horas), coloque também a proteína de soja de molho na água fria. Deixe por uns 10 minutos, escorra, lave e repita o processo por mais vezes, enquanto aparecer uma espuminha na água (isso vai tirar aquele gosto estranho da soja).
Dica 1: essa dica de trocar a água é bacana, pois além de tirar aquele gostinho da soja,  nessa água você retira o fitato, presente na casca da soja e evita  gases em consequência dessa substância.
Escorra bem a água do trigo e da soja.
Depois de feito isso, numa bacia grande junte o trigo, a soja, as batatas cozidas, os temperos. Misture bem!
O quibe fica bem melhor, quando botamos a mão na “massa” !
Vá colocando aos poucos a farinha de rosca e misturando. Prove e veja se falta algum tempero.
Dica 2: Eu não tinha a pimenta síria, daí  substituí por umas pitadas de canela em pó e se quiser também,  pimenta do reino moída (eu não usei). Mas isso é uma dica antiga que tenho guardado na minha memória e que dá um sabor bem gostoso.  Lembra a pimenta síria, ok ?
Divida essa massa em duas  e numa forma untada com azeite (usei  redonda, com  30 cm de diâmetro) faça a primeira camada do quibe. Recheie. Faça a segunda camada .
Cubra com papel alumínio.
Asse em forno pré aquecido 200 graus por umas 2 horas.
Como foi a primeira vez que fiz, fui driblando a temperatura do forno para não queimar e quando cheirava bem gostoso, retirava do forno e dava uma olhadinha .
Ficou super delicioso !
Como acompanhamento, fiz Abobrinha Libanesa e Arroz com Aletria. Essas receitas mando rapidinho, ok ? Super fáceis de fazer! As duas !!
Dica 3: para quem gosta (eu adoro), pode comer acompanhado também  com coalhada seca ou com iogurte natural , regado com um ótimo azeite de oliva !!!!

Soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. Como ilustração do poder nutritivo da soja, saliente-se o fato de que ela é o único alimento protéico fornecido por organizações humanitárias a africanos famélicos. Com uma alimentação exclusivamente baseada em soja, crianças à beira da morte recuperam todo o seu peso em poucas semanas.
O processo de beneficiamento da soja, inicia-se com o esmagamento, no qual basicamente se separa o óleo bruto (aproximadamente 20% do conteúdo do grão) do farelo, utilizado largamente como ração animal. O óleo bruto passa por um processo de refino até assumir propriedades ideais ao consumo como óleo comestível.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Soja - www.obagastronomia.com.br

Um comentário: