GASTRONOMIA – HIGIENE EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
PROFª JULIANA SOUZA
AULA 25/11/11
HIGIENIZAÇÃO DAS ÁREAS DE TRABALHO
· É indispensável que seja realizada a limpeza total da cozinha: pisos, bancadas, utensílios, paredes, pias, lixeiras...
· Devem ser de superfície lavável, sem rugosidades e frestas.
· Obrigatório procedimentos de limpeza e sanitização (POP) indicando a forma de limpeza de equipamentos, utensílios, piso, paredes e teto.
· Utensílios em condições higiênicas (vassouras, escovas).
· Controle dos produtos de limpeza.
· Registros das limpezas.
· Vasilhas em geral (panelas, travessas, assadeiras, potes); Pratos; Talheres em geral; Tábuas; Copos; Batedeira; Liquidificador; Balança...
· Todo equipamento e utensílio que vai ser utilizado na produção deverá, antes do seu uso, ser submetido a uma limpeza/sanitização adequada.
· Após a produção do dia, todos os equipamentos deverão ser limpos/sanitizados para se evitar contaminação.
Equipamentos e utensílios em condições higiênico-sanitárias apropriadas
• Equipamento deve permitir higienização.
• Não transmitir odores, sabores e substâncias tóxicas.
• Evitar madeira (proliferação de microrganismos).
• Devem estar em perfeito estado de conservação e funcionamento Resistentes à corrosão e a repetidas operações de limpeza e desinfecção.
• Operação de higienização realizada por funcionário capacitado.
• Com superfícies lisas, impermeáveis, laváveis e isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higienização , nem serem fontes de contaminação dos alimentos.
HIGIENE E ORGANIZAÇÃO GERAL
As dependências devem ser mantidas em bom estado de conservação e em perfeitas condições de higiene e organização ante, durante e após a realização dos trabalhos. Além da limpeza diária, periodicamente deve ser feita a desinfecção dos forros, da parte superior das paredes e das esquadrias.
EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS
Para que os equipamentos e utensílios não interfiram nocivamente nos alimentos e/ou alterem o seu valor nutritivo e as suas características organolépticas, devem ser de material de fácil limpeza e higienização, livres de sujidade, poeiras, insetos e outras contaminações.
Os equipamentos e utensílios devem ser usados unicamente para os fins aos quais foram projetados e devem estar em bom estado de funcionamento.
Os balcões para manipulação de matérias primas e alimentos devem ser de aço inoxidável, por ser o melhor material para este fim, é mais durável e resistente e de fácil higienização.
Outro tipo de material deve ser resistente, impermeável e de fácil limpeza. Não pode ser de madeira.
As tábuas de picar devem ser de poliuretano e sempre utilizar uma tábua para cada tipo de atividade:
- Processamento e cortes de carne crua
- Processamento e cortes de aves
- Preparo de pescado cru
- Processamento de derivados de leite
- Processamento de derivados de carne (embutidos)
- Cortes de gorduras
As facas devem acompanhar o mesmo esquema das tábuas de picar e as que não estiverem sendo utilizadas, devem permanecer dentro do esterilizador de facas.
NÃO ESQUEÇA! A TÁBUA DE PICAR EM MADEIRA:
- É PERMEÁVEL À UMIDADE, GORDURA E ÓLEO.
- TEM BASTANTE REENTRÂNCIAS.
- É DIFICIL DE LIMPAR,
- É DIFÍCIL DE HIGIENIZR
- PROPICIA DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS
· PROPICIA O DESENVOLVIMENTO DE BACTÉRIAS INDESEJÁVEIS
LIMPEZA E SANIFICAÇÃO
Antes de começar a manipular matérias primas e alimentos, é necessário tomar alguns cuidados importantes. A limpeza e a organização do local de preparo, são fundamentais para garantir segurança e saúde para sua família e seus clientes.
O objetivo principal da limpeza é a remoção de resíduos orgânicos (proteínas, gorduras) e sais minerais que ficam aderidos às superfícies de contato, equipamentos e utensílios.
O objetivo da sanificação é eliminar microorganismos patogênicos e não patogênicos (saprófitas) a níveis considerados seguros pela saúde pública. Normalmente só a limpeza não reduz a carga microbiana a níveis satisfatórios, sendo necessário a sanificação.
A PRÁTICA DE HIGIENE É NECESSÁRIA DESDE A RECEPÇÃO DE MATÉRIA PRIMA, ATÉ A SUA EXPEDIÇÃO, NO CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA UTILIZADA, NA ELIMINAÇÃO DOS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO EM QUALQUER DAS ETAPAS DE PROCESSAMENTO, DA CONSCIENTIZAÇÃO DOS MANIPULADORES, DO CONTROLE DE INSETOS E ROEDORES.
FUNDAMENTOS BÁSICOS DA HIGIENIZAÇÃO
v Nunca devemos deixar o estabelecimento sujo e desorganizado para o dia seguinte.
v Um local limpo não é o que é limpo mais vezes e sim o que menos suja.
OBJETIVOS
a- Conhecer as características dos resíduos aderentes às superfícies
b- Identificar os tipos de reações químicas utilizadas para a remoção dos resíduos
c- Compreender a importância da qualidade da água e suas propriedades
d- Conhecer os tipos de superfícies a serem sanificadas
e- Identificar e escolher os métodos mais adequados de higienização
f- Reconhecer os tipos e níveis de contaminação
PRINCIPAIS FATORES QUE DEFINEM A EFICIÊNCIA DA LIMPEZA E
SANIFICAÇÃO
Ø Seleção e concentração dos detergentes
Ø Temperatura de trabalho
Ø Tempo de contato
Ø Natureza e qualidade da água
Ø Força mecânica aplicada na operação
PRINCIPAIS FATORES QUE AFETAM A EFICIÊNCIA DOS SANIFICANTES
Ø Concentração do sanificante
Ø Tempo de contato
Ø pH da solução
Ø dureza da água
Ø resíduos de detergente
Ø Matéria orgânica residual
Ø Natureza da microbiota contaminante
Ø Intensidade de contaminação microbiana
MÉTODOS DE HIGIENIZAÇÃO
Ø Higienização manual (ralos, borrachas, interior de freezers, geladeiras, interior de equipamentos, alguns tipos de tanques, pias...)
Ø Higienização por imersão
Ø Higienização por meio de máquinas lava jato tipo túnel (indústria de laticínios)
Ø Higienização por meio de equipamentos tipo spray (pisos, paredes, tanques...)
Ø Higienização por nebulização ou atomação
Ø Lavadoras automáticas
Ø Higienização por circulação sem desmontagem de equipamentos (cleaning in place ou CIP) através do uso de:
Ø Circulação pelos equipamentos
Ø Uso de jatos (bicos) móveis
Ø Uso de jatos (bicos) fixos
Ø Higienização com desmontagem de equipamentos (cleaning out place ou COP), através do uso de:
Ø Equipamentos portáteis e lava jato com diferentes opções de bicos, controle de temperatura da água, etc...
Ø Sanitização manual efetuada com auxílio de espátulas, escovas, esponjas e outros acessórios autorizados pelo Serviço de Inspeção.
PROCEDIMENTOS GERAIS DE HIGIENIZAÇÃO
ü Os equipamentos, utensílios, pisos, paredes e o ambiente nas indústrias de alimentos e de produtos de origem animal, após o processamento, apresentam elevada concentração de resíduos com alto valor nutritivo, já que resultam de uma mistura de gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais.
ü Estes resíduos orgânicos e minerais devem ser removidos das superfícies de contato, equipamentos e utensílios, antes da aplicação dos agentes sanificantes.
ü O procedimento de higienização na indústria de alimentos e produtos de origem animal, deve ser realizado em duas etapas:
1 - A Limpeza
2 - A Sanificação
ETAPAS DA HIGIENIZAÇÃO - RETIRADA DE SÓLIDOS - APLICAÇÃO DO DETERGENTE NEUTRO - ENXAGUE - SANITIZAÇÃO - SECAGEM
A limpeza inclui:
Ø Pré lavagem com água, de preferência quente com T em torno de 40ºC
Aplicação de detergentes que podem ser à base de:
- agentes alcalinos: a aplicação de agentes alcalinos tem por função a remoção dos resíduos protéicos e gordurosos das superfícies, reduzindo o número de microorganismos.
- agentes ácidos: a aplicação de agentes ácidos é indicado quando ocorre a possibilidade de formação de incrustações minerais nos equipamentos.
PRODUTOS DE HIGIENIZAÇÃO
Detergente:- produto químico utilizado para remoção de sujeira, gorduras e restos de alimentos encontrados em superfície, utensílios e equipamentos, empregado antes da sanificação.
Desinfetante/Sanitizante:- produto químico que reduz a contaminação por bactérias para um nível aceitável.
DETERGENTES
- Uso geral
- Alcalinos ou clorados
- Ácidos
- Enzimáticos
Ø Enxágüe dos resíduos
- O objetivo principal do enxágüe é a remoção dos resíduos orgânicos e minerais das superfícies que deve ser feito com água em temperatura superior ao da pré lavagem, pois favorece a diminuição de microorganismos além da água evaporar rapidamente das superfícies.
SANITIZANTES (QUÍMICO e FÍSICO)
cloro
amônio quaternário
iodóforos
sanitizantes ácidos: ácido-aniônicos, ácidos carboxílicos e peroxiacéticos
ozônio
irradiação ultravioleta (uv)
calor (água quente)
PRODUTOS SANEANTES
• Regularizados no Ministério da Saúde.
• Com diluição, tempo de contato e modo de uso obedecendo às instruções recomendadas pelo fabricante.
• Produtos de limpeza: DML (Depósito de material de limpeza) Guardados em local reservado para essa finalidade.
Receita caseira da solução de cloro: 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio) dissolvida em 1 litro de água.
Fórmula solução álcool a 70º GL
1 L de álcool 96 °GL
20 ml de glicerina
320 ml de água destilada.
Fatores a serem observados na limpeza e sanitização
• Natureza da superfície a ser higienizada
• Método e etapas de higienização
• Princípio ativo, concentração dos produtos
• Tempo de contato
• Temperatura de uso
• Concentração (diluição)
• Qualidade e temperatura da água
• Ação mecânica
• Ação química
LIMPEZA DA ÁREA FÍSICA
Azulejos, paredes: limpeza diária nas partes próximas à bancadas, utilizando
detergente levemente alcalino, e sanitizar com solução de hipoclorito de sódio a 200 ppm de cloro ativo. Limpeza mensal no restante da parede evitando mofo nos rejuntes ou sempre que se fizer necessário.
Pisos e ralos: limpeza diária, retirada completa de resíduos com água corrente e detergente alcalino. Sanitização solução de hipoclorito de sódio a 200ppm de cloro ativo.
Pias: Lavar vigorosamente com detergente tensoativo e enxaguar bem.
Não usar esponjas de aço em pias de aço inoxidável.
Tubulações externas: limpeza bimestral. Sanitização solução de hipoclorito de sódio a 200ppm de cloro ativo.
Tubulações internas: limpeza semestral, ou antes, se necessário.
Luminárias: limpeza bimestral certificar-se da inexistência de fios expostos. Utilizar detergente alcalino e Sanitização solução de hipoclorito de sódio a 200ppm de cloro ativo.
Almoxarifado e depósitos: Piso – limpeza diária, Sanitização solução de hipoclorito de sódio a 200ppm de cloro ativo.
Todos os produtos utilizados para higienização e sanitização devem ser aprovados pelo serviço de inspeção e devem ser produtos devidamente licenciados para este fim. Não usar fórmulas caseiras.
LIMPEZA DOS EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS
Ø Máquinas de moer carne, cortador de frios, embutideiras, misturadores: limpeza após o uso, lavando com detergente tensoativo. Após, sanitizar com hipoclorito de sódio a 200 ppm de cloro ativo, ou outros sanitizantes aprovados pelo serviço de inspeção, enxaguar , aguardar secagem e guardar.
Ø Corpo dos equipamentos: limpeza com solução de hipoclorito após limpeza prévia.
PERIODICIDADE DA LIMPEZA
DIÁRIO
Ø Pisos, rodapés e ralos
Ø Todas as áreas de lavagem e de produção
Ø Balanças
Ø Pias e torneiras
Ø Maçanetas de portas, geladeiras etc.
Ø Lavatórios, saboneteiras
Ø Sanitários
Ø Recipientes de lixo
DIÁRIO OU DE ACORDO COM O USO
Ø Equipamentos
Ø Utensílios
Ø Bancadas
Ø Superfícies de manipulação
Ø Borrifadores
Ø Paredes próxima à matéria prima
SEMANAL
Ø Paredes, portas, janelas, prateleiras, armários, câmaras frias, geladeiras, freezers, etc.
Ø Borrachas destes equipamentos
Ø Filtros de ar condicionado
Ø Forros ou teto
QUINZENAL
Ø Luminárias
Ø Interruptores
Ø Telas anti insetos
Ø Tomadas
MENSAL SEMESTRAL
Ø Reservatórios de água
ü RECIPIENTES PARA LIXO DEVEM SER USADOS EXCLUSIVAMENTE PARA O LIXO, CONVENIENTEMENTE DISTRIBUÍDOS, MANTIDOS LIMPOS, IDENTIFICADOS, COM TAMPA E ACIONADOS POR PEDAL E COM SACOS PLÁSTICOS EM SEU INTERIOR!
ü O ESVAZIAMENTO DEVE SER EFETUADO EM INTERVALOS REGULARES E O LIXO DEVE SER LEVADO PARA A CENTRAL DE COLETA, A QUAL DEVE SER MANTIDA LIMPA, INODORA E COM COLETAS DIÁRIAS.
ETAPAS OBRIGATÓRIAS NO PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO AMBIENTAL
Ø Lavagem com água clorada
Ø Lavagem com detergente
Ø Enxágüe
Ø Desinfecção química – deixar o sanificante em contato mínimo de 15 minutos
Ø Enxágüe
Ø No caso de desinfecção com álcool a 70 %: não enxaguar e deixar secar ao ar. Esta solução deve ser trocada a cada 24 horas.
NOS PROCEDIMENTOS DE HIGIENE NÃO É PERMITIDO:
ü Varrer a seco nas áreas de manipulação
ü Fazer uso de panos para secagem de utensílios e equipamentos
ü Uso de escovas, esponjas de aço, metal, madeira, amianto e outros materiais rugosos ou porosos
ü Reaproveitamento de embalagens de produtos de limpeza
ü Usar nas áreas de manipulação os mesmos utensílios de limpeza utilizados na limpeza de banheiros, sanitários.
PRODUTOS PERMITIDOS PARA DESINFECÇÃO AMBIENTAL
PRINCÍPIO ATIVO CONCENTRAÇÃO
v Princípio Ativo: Hipoclorito de Sódio - Concentração:100-250 ppm(*) ( 2% cloro ativo)
v Princípio Ativo: Cloro orgânico – Concentração: 100-250 ppm ( 2% de cloro ativo)
v Princípio Ativo: Quaternário de amônia - Concentração: 200 ppm
v Princípio Ativo: Iodóforos - Concentração:25 ppm
v Princípio Ativo: Álcool - Concentração:70%
PASSO A PASSO
Ø Higienização de pisos, rodapés, ralos e paredes:
1. Recolher os resíduos (sem varrer).
2. Lavar com detergente específico.
3. Esfregar.
4. Enxaguar com água.
5. Retirar o excesso de água com um rodo.
6. Espalhar solução de cloro com um pano ou MOP.
Ø Higienização de janelas, portas e telas de proteção:
1. Lavar com água e detergente.
2. Esfregar com escova ou esponja.
3. Enxaguar com água corrente.
4. Deixar secar naturalmente.
Ø Higienização de luminárias, interruptores e tomadas:
1. Esfregar com esponja umedecida com detergente.
2. Retirar o detergente com pano descartável úmido.
3. Deixar secar naturalmente.
Ø Higienização de bancadas e mesas de apoio:
1. Lavar com água, detergente e esponja.
2. Enxaguar com água.
3. Retirar o excesso com rodo para pia ou usar pano descartável.
4. Borrifar álcool a 70% ou solução de cloro.
5. Enxaguar caso utilize a solução de cloro.
6. Deixar secar naturalmente.
Ø Higienização dos equipamentos: antes de começar a limpeza dos equipamentos, lembre-se de:
1. Desligar os equipamentos da tomada;
2. Não deixar cair água nos motores e painéis elétricos durante o enxágüe, assim você evitará choques e a danificação do equipamento;
3. Não usar facas ou objetos com pontas para retirar o excesso de gelo ou resíduos de alimentos;
4. Fazer uso de EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual). Ex: luvas, botas, avental, óculos de proteção, máscara, entre outros.
v Não tocar em maçanetas, trincos de portas, de geladeiras, câmaras frias com as mãos sujas ou fazer utilização de equipamentos e utensílios sujos. Limpar, lavar e sanificar antes de iniciar nova atividade.
v Nunca colocar utensílios ou alimentos no chão
v Manter tablados para descansar os vasilhames com matéria prima e alimentos e sempre protegidos com tampas ou papel filme
ü Higienização das geladeiras e freezers:
1. Desligar o equipamento.
2. Retirar todos os alimentos.
3. Descongelar.
4. Esfregar as partes internas e externas com esponja, detergente e água.
5. Enxaguar com água.
6. Retirar o excesso de água com pano descartável.
7. Sanitizar borrifando solução álcool 70%.
8. Ligar o equipamento e colocar os alimentos de forma organizada.
ü Higienização dos fornos e fogões:
Partes móveis
1. Retirar as partes móveis.
2. Esfregar com esponja ou fibra sintética, umedecida com água e detergente ou desengordurante específico
3. Enxaguar e deixar secar naturalmente.
Partes fixas
1. Esfregar com esponja ou fibra sintética umedecida com água e detergente ou desengordurante específico
2. Remover a espuma com pano descartável úmido
3. Sanitizar borrifando solução de cloro ou álcool a 70%
4. Enxaguar caso utilize a solução de cloro
5. Deixar secar naturalmente.
ü Higienização de batedeiras, moedores, liquidificadores, masseira, processadores, fatiadores de alimentos:
Partes móveis
1. Esfregar com esponja umedecida com água e detergente
2. Enxaguar com água
3. Sanitizar borrifando solução de cloro ou álcool a 70%
4. Enxaguar caso utilize a solução de cloro
5. Deixar secar naturalmente.
Partes fixas
1. Limpar com esponja umedecida com água e detergente
2. Remover a espuma com pano descartável úmido
3. Sanitizar borrifando solução de cloro ou álcool a 70%
4. Enxaguar caso utilize a solução de cloro
5. Deixar secar naturalmente.
ü Higienização dos utensílios (panelas, assadeiras, talheres, bacias, etc)
1. Retirar a sujeira com esponja, água e detergente
2. Enxaguar com água corrente
3. Sanitizar com solução de cloro ou álcool a 70%
4. Enxaguar, caso utilize solução de cloro
5. Guardar em local limpo e seco, virados para baixo e os talheres cobertos.
ü Os instrumentos de controle de processo tais como: medidor de PH e de cloro da água, medidor de tempo, peso, termômetros, pressão, devem estar em boas condições de uso, sempre higienizados, aferidos e devem ter seus dados registrados diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente conforme o caso.
ü No processo de preparação de alimentos como moer, picar, cortar, transformar, as bactérias normalmente encontradas em sua superfície acabam sendo misturadas no seu interior.
ü Os utensílios devem ser guardados em local limpo e seco, e devem ficar protegidos de poeira, moscas, baratas...
ü Não misturar detergente com sanitizante, porque tem funções diferentes.
ü Os borrifadores usados para as soluções sanitizantes devem ter o nome do produto e ficar longe dos alimentos.
ü Os produtos de higiene utilizados devem ter seu registro na ANVISA.
CRITÉRIOS PRÁTICOS PARA DEFINIR UMA SUPERFÍCIE LIMPA
DESINFETADA
LIMPEZA:
Ø Ausência total de odores estranhos na superfície sanificada.
Ø Ausência de resíduos na superfície, visíveis pela iluminação direta da superfície seca.
Ø Ausência de manchas ou impregnações em tecido branco ou lenço de papel, friccionado sobre superfície úmida.
Ø Formação de uma película aquosa uniforme na superfície após a lavagem final, sem evidências de quebra d’água, (formação de glóbulos isolados).
DESINFECÇÃO:
Ø Reduzidas contagens microbianas nas superfícies e/ou utensílios (análises microbiológicas).
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