Quando entramos em uma cozinha, nos deparamos com a falta de utensÍLios, mas quando analisamos o que temos, pode ser que com habilidades e tÉcnicas, venhamos superar a dificuldade, pensando nessa situação, vi uma nota no site da SADIA, que dá dicas sobre os itens necessários dentro de uma cozinha. Cabe você analisar, e adequar a sua cozinha com os equipamentos ideais.
Saiba quais são os itens mais importantes na hora de montar uma cozinha prática e bem equipada
A variedade de modelos e materiais dos utensílios de cozinha é incrível. Alguns são modernos e sofisticados, mas podem servir apenas como acessório de decoração. Outros, simples e baratos, são essenciais para quem quer manter uma cozinha funcional, com itens práticos e fáceis de usar. Aprenda aqui quais objetos você deve ter sempre à mão:
1. Descascador de legumes e frutas: o modelo com lâmina lateral e extremidade pontiaguda é ótimo e ainda serve para retirar caroços.
2. Tesoura de cozinha: ela serve para abrir embalagens e até mesmo cortar aves. Escolha um produto de aço inoxidável para facilitar a limpeza.
3. Ralador: o mais comum tem formato retangular, com quatro faces e diferentes perfurações cortantes. Há também o rotatório e o ralador com uma só face, indicado para ralar queijo parmesão.
4. Abridor de latas e garrafas e saca-rolhas: essenciais para o bom funcionamento da cozinha. Os modelos simples, de metal, são bonitos e práticos.
5. Secador de folhas: através do sistema de centrifugação, você retira o excesso de água das folhas lavadas, conservando-as frescas e viçosas por mais tempo. Há versões de plástico – mais baratas, e de inox.
6. Espátulas: o modelo com lâmina reta, comprida, flexível e extremidade arredondada é indicado para transferir e virar alimentos de um pote para o outro ou para espalhar glacês decorativos em doces. Já as espátulas com lâmina triangular são perfeitas para pegar fatias de bolo e torta.
7. Tábua: usada para picar legumes, bater carne ou amassar alho. Prefira a de vidro, mais higiênica. As tábuas de madeira ou plástico estragam com o uso contínuo, o que facilita a proliferação de micro-organismos.
8. Peneiras: de metal, plástico ou madeira, com malhas de diferentes tamanhos. As cônicas são ideais para coar ingredientes líquidos em jarras. Já as peneiras redondas se encaixam na borda das tigelas e são indicadas para peneirar ingredientes secos, como farinha de trigo e açúcar.
9. Escorredor: usado para escorrer a água do macarrão e legumes cozidos. Ou para secar frutas, verduras e legumes depois de lavados.
10. Tigelas: as de cerâmica e vidro, delicadas, quebram facilmente. Já as de aço inoxidável são mais duráveis e resistem às diferenças bruscas de temperatura.
11. Conjunto de facas: pelo menos três facas são essenciais na cozinha: uma pequena, perfeita para picar cebola, alho, salsinha e legumes; outra de tamanho médio e bem afiada, ideal para cortar carnes e aves; por fim, tenha uma faca serrilhada para partir pães e bolos.
12. Batedor manual ou fouet: feito com voltas de arame e cabo de metal ou madeira, é o utensílio preferido pelos chefs de cozinha para bater claras em neve e misturar molhos. Há diversas opções de tamanho, indicados para diferentes usos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário