Total de visualizações de página

sábado, 21 de setembro de 2013

COZINHA DE CRIAÇÃO - ABOBORA CABUTIÁ.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA
CURSO DE GASTRONOMIA
Goiânia
2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA
CURSO DE GASTRONOMIA
ERLI DA SILVA OLIVEIRA
FABRICIO BARCELOS
LETICIA CESAR
PABLO GREGORI
RAIMUNDA ARLETE
SERGIO ANTONIO MAIA


COZINHA DE CRIAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito para aprovação à disciplina de Cozinha de Criação do Curso de Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Professora: Monick Braga

INTRODUÇÃO


Abóbora um produto produzido em todo o território brasileiro, de fácil acesso, custo baixo, encontrado em todos pontos de vendas de verduras, mercados e supermercados. Com uma culinária diferenciada, marcada, em cada região do país, por uma forte correlação com a história de ocupação local e com a origem dos seus habitantes. Existe uma variedade enorme da maneira de preparar uma refeição com abóbora, que também divide em várias especies de abóboras, podendo ser consumida como alimento humano e como alimento animal, é usada como remédio, combatendo alguns tipos de enfermidade, é de origem americana, segundo alguns autores, tendo sido levada à Europa pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

2- ABÓBORA.
2.1- BENEFÍCIOS.
Abóbora, chamada de Curcurbita pepo), pertencente ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional encontramos carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, fibras, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. Possui também bastante água. A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios. Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão. Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio. A indicação do grupo das hortaliças por dia é de 3 a 4 porções por dia. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa). Essa quantidade tem cerca de 20kcal, é bem pouco, mas como qualquer alimento, a moderação é importante. Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes. As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.
NA Europa os camponeses usam a semente de abóbora para manter a virilidade na idade avançada e evitar doenças da próstata, há centenas de anos, através do suco de abóbora, há uma estimulação dos rins, melhoras para quem sofre de artritisomo e consequentemente a diminuição da retenção de líquidos no organismo, aproveita-se as sementes, nelas estão até 40% do óleo que dela aproveitamos, e não podemos deixar de citar que as sementes de abóbora são excelentes vermífugos no combate aos áscaris e às tênias, não causando irritação, nem intoxicação, combate a bronquite e existem relatos de tratamentos de pneumonia, erisipela, verrugas e queimaduras, feitas com a seiva obtida das folhas da aboboreira. As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual. A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.

2.2 – ESPÉCIES.
As abóboras pertencem ao gênero Cucurbita, e possuem várias denominações em todo o mundo, porém as mais conhecidas no Brasil é a Cucurbita máxima e cucurbita moschata. Devido a grande variedade existente, e em cada região um nome diferente e receitas sempre gostosas, de baixa calorias, com aproximadamente 40 Kcal em 100 grs, o único cuidado é com os acompanhamentos, veja os nomes pelos quais são conhecidas algumas das abóboras.

ABÓBORA DO CAMPO – Tem um formato de pêra, com numerosas sementes, com popa alaranjada e sabor adocicado, muito utilizado na preparação de doces, pães e bolos.

ABÓBORA ESPAGUETE – Chamada de gília, com popa alaranjada mais pálida, e depois de cozida, sua popa se separa como se fosse longos fios de espaguete, é utilizada em pratos salgados.

BRASILEIRINHA – Apresenta uma casca verde e amarela, pode ser consumida verde ou madura, em pratos salgados.

ITALIANA – É a tão conhecida abobrinha que fica ótima em pratos salgados, refogada, recheada e grelhada.

JAPONESA OU CABOTIA – De aspecto consistente e menos úmida, esta abóbora tem um sabor delicado, é muito usada na preparação de pratos salgados.

MENINA BRASILEIRA OU ABÓBORA DE PESCOÇO – É a mais comum no Brasil e a maior, pode chegar até 15 kg, é alaranjada, tem textura fibrosa e é mais úmida, pode ser utilizada em pratos doces ou salgados, e pode ser também consumida crua, ralada fina e em saladas.

MORANGA – Com gosto mais delicado e consistência menos densa, com popa alaranjada, utilizada em refogados, sopas e sua casca é utilizada para o conhecido camarão na moranga.

PAULISTA – Idêntica à menina brasileira, só que o seu tamanho não passa de 1,5 kg, utilizada em sopas, refogados, chutney e doces variados.

3 - RECEITAS.

3.1 – ENTRADA.

Salada: Abóbora com trigo e grão de bico.

Ingredientes:
050 grs Abóbora cabutiá em cubos para facilitar o cozimento.
050 grs Grao de bico.
050 grs Trigo em grãos.
QB Azeite.
Qb Sal.
Qb Cheiro verde.
½ Um Cebola roxa.
002 Um Folha de alface crespa.
002 um Folha de alface roxa.
001 Um Limão.

PREPARO.

01 – Cozinhe na pressão separadamente o grão de bico e o trigo. Reserve.
02 - Cozinhe no vapor a abobora ao dente.
03 - Misture tudo, tempere com azeite, limão, sal, cheiro verde, cebola cortada em cubos pequenos.
04 - Sirva com as alfaçes rasgadas.
.

3.2 PRATO PRINCIPAL.

PURÊ DE ABÓBORA ACOMPANHADO COM MEDALHAO DE FILÉ COM CROSTA DE SEMENTE DE ABOBORA E QUEIJO PARMESÃO.

Ingredientes.

500 gr Abóbora cabutia cortada em cubos.
001 Um Colher de sopa de Farinha de trigo.
½ Um Cebola.
002 Um Colher de sopa de margarina.
250 gr Filé mignon.
050 gr Queijo parmesão ralado.
050 gr Semente de abobora sem casca.
002 um Fatia de pão de forma.
Qb Sal.
Qb Azeite.
Qb Pimenta do reino.

PREPARO.
PURÊ.
01 – Cozinhe a abobora no vapor, depois amasse com garfo,
02 - Tempere com sal, pimenta do reino.
03 - Fazer um roux com farinha de trigo, manteiga e leite, leve ao fogo até formar um creme tipo molho branco.
04 – Misture o creme com o purê de abobora, acrescente o queijo parmesão ralado e leve ao forno para derreter o queijo.
05 – Tempere o filé com sal, e reserve.
06 - separe o queijo, triture a semente de abobora, e misture com a manteiga e um pouco de azeite, acrescente a farinha do pao para dar liga na crosta de semente.
07 - Sele o filé, quando estiver pronto, coloque por cima a mistura de semente, e leve ao forno para gratinar ou use um maçarico.

Servir com o purê de abobora em seguida.
3.3- SOBREMESA

DOCE DE ABÓBORA CABUTIÁ COM CASTANHA.

Ingredientes.

400gr Abóbora cabutiá picada em cubos para facilitar o cozimento.
1 um colher de sopa gengibre ralado.
50 gr castanha.
50 gr côco ralado.
50 gr passas pretas sem semente.
50 gr açúcar mascavo.
100gr creme de leite.

Preparo.

1- Descasque e cozinhe a abóbora ate ficar bem mole e amasse.
2- Em seguida junte todos os ingredientes e misture até ficar uma pasta homogênea. Sirva com creme de leite.

CONCLUSÃO



O seguinte estudo possibilitou o conhecimento da família das abóboras, que apesar de ser um alimento muito comum e desprezado por muitos, é rico em suas formas de preparação, garantindo aquisição de novos conhecimentos. Por meio de tal estudo foi possível conhecer e desenvolver a criação de um prato de entrada, um prato principal e uma sobremesa, contendo como ingrediente principal a abóbora, criação esta que se desenvolve conforme nossas técnicas e conhecimentos adquiridos na área da gastronomia.

REFERÊNCIAS

revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/receita-com-abobora-japonesa/75/ pesquisa em 15/09/2013.

http://maisequilibrio.com.br/os-beneficios-da-abobora-2-1-1-648.html pesquisa em 15/09/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário