Total de visualizações de página

sábado, 21 de setembro de 2013

ENOGASTRONOMIA - REGIAO NORDESTE.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO, FISIOTERAPIA E GASTRONOMIA.


ERLI DA SILVA OLIVEIRA.
PABLO GREG.
RAIMUNDA ARLETE.
SERGIO ANTONIO MAIA.

VINHOS DA REGIÃO NORDESTE.


GOIÂNIA, 2013

ENOGASTRONOMIA.

Trabalho apresentado como requisito para aprovação à disciplina Enogastronomia do Curso Superior Tecnológico em Gastronomia – Pontifícia Universidade Católica de Goiás sob a orientação da Professora Chef Selena Martins.
GOIANIA, 2013

INTRODUÇÃO.

A indústria do vinho no Brasil, teve seu inicio em 1970, com a chegada à Serra Gaúcha de grupos multinacionais e seus conhecimentos no setor, e atualmente o vinho brasileiro tem exemplares que não perdem em nada para alguns estrangeiros de qualidade, com merecido destaque para os espumantes, que são realmente de grande qualidade.
Contudo, o caminho está só começando, o Brasil conta hoje com tecnologia avançada a sua disposição, além de profissionais extremamente bem preparados, e se desenvolve pelas várias regiões brasileiras.
A Região Nordeste é formada pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, o Vale do São Francisco é uma região desafiadora para a produção de vinhos pelo fato de localizar-se fora dos paralelos considerados de clima mais adequado ao vinho, que são as zonas temperadas. Porém, contrariando as adversidades, tem originado bons produtos.

PRINCIPAIS UVAS.

Situado entre Pernambuco e Bahia, numa latitude até então impensável para o mundo do vinho (8º) o Vale do São Francisco caminha para ser um dos importantes produtores vitivinícolas do país e desperta a curiosidade mundial. Responsável por 99% da uva de mesa exportada pelo Brasil, o município de Lagoa Grande deixou de ser distrito de Santa Maria da Boa Vista para ser elevada a categoria de cidade, com uma produção anual de 20.5 milhões de kg de uvas e pela produção de 7 milhões de litros de vinho por ano, o vale vem se destacando como modelo de desenvolvimento para o Nordeste. Lagoa Grande, é conhecida em todo o Brasil como a capital da uva e do vinho do nordeste.
A vinicultura pernambucana/baiana, já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas na única região do mundo que produz duas safras e meia por ano, a produção com variedades tintas: Syrah, Carbenet Sauvignon, as variedades brancas: Moscatel, Muskadel, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Silvaner, Moscato, Canelli, a área total de vinhedos de 7.500,00 hectares, que divide-se em área de plantação de uvas Viníferas de 500,00 hectares e a área de uvas comuns de 7.000,00 hectares.

PRINICIPAIS VINICOLAS.

Vinícola Miolo, produz vinhos terranova Muskadel (branco), terranova espumante moscatel, late harvest, terranova shiraz (tinto seco) e terranova cabernet sauvignon Shiraz.

Adega Bianchetti. - Moscato, Branco Leve Suave, Tinto Leve Suave, Sauvignon Blanc, Petite Syrah e Cabernet Sauvignon Bianchetti.

Vinhos Botticelli - Linha Tradicional (Cabernet Sauvignon, Moscato Canelli, Chenin Blanc), linha Coleção (Tannat, Ruby Cabernet, Petite Syrah, Moscato Seco), espumantes (Processo Asti e Brut).

Vitivinicola Lagoa Grande - Garziera Shiraz , Garziera Cabernet Sauvignon, Carrancas Cabernet Sauvignon/Shiraz, Carrancas Vinho Fino Branco Suave, Carrancas Vinho Fino Tinto Suave, Espumante Moscatel (processo Asti) e suco de Uva: Sol do Sertão.

ViniBrasil - Rio Sol Cabernet Sauvignon e Syrah, Rio Sol Branco, Rio Sol Rose, Rio Sol Reserva Cabernet Sauvignon e Syrah, Rio Sol Reserva Syrah, Rio Sol Magnum, Rio Sol Reserva Magnum, Rio Sol Tempranillo, Rio Sol Syrah, Rio Sol Cabernet, Winemaker`s Touriga Nacional, Winemaker´s Alicante Bouchet, Winemaker`s Merlot, Paralelo 8, Espumante Rio Sol Tinto, Espumante Rio Sol Rosé , Espumante Rio Sol Brut , Espumante Rio Sol Demi-Sec , Espumante Rio Sol Moscatel
Espumante Moscatel Adega Do Vale, Espumante Adega Do Vale Brut, Adega Do Vale Cabernet Sauvignon, Adega Do Vale Cabernet Sauvignon e Syrah, Adega Do Vale Syrah, Adega Do Vale Branco, Rendeira Syrah, Rendeira Cabernet Sauvignon, Rendeira Cabernet Sauvignon e Syrah, e Brazilio tinto.

Concurso Wine Challenge Londres.

Um dos concursos independentes de vinhos mais prestigiados e influentes do mundo, o Wine Challenge, que teve seus resultados anunciados na abertura da London International Wine Fair, em Londres, Inglaterra, reconheceu com 30 medalhas 16 vínicolas brasileiras. Este ano , com mais de 15 mil vinhos e mais de 50 países participaram do concurso, e que segundo seu embaixador Thiago Mendes, o concurso londrino é a principal referencia dos compradores ingleses. “Isso porque os consumidores dificilmente compram vinhos que não tenham recebido uma medalha ou ao menos a menção honrosa da Challenge”, explica.

A medalha de ouro é concedida a vinhos que alcançam de 96 a 100 pontos; a prata, de 91 a 95; e a bronze, de 86 a 90. Entre 80 e 85, é menção honrosa. “Devido a grande diversidade na oferta de vinhos, de vários países do mundo, o consumidor usa como orientação os prêmios recebidos no Wine Challenge”, diz Mendes.

Vinhos do nordeste brasileiro premiados no International Wine Challenge 2012:

- Alisios Do Seival Pinot Grigio - Riesling, 2011 – Vinicola Miolo
- Quinta Do Seival Castas Portuguesas, 2008 – Vinicola Miolo
- Miolo Millesime Brut, 2009 – Vinicola Miolo
CARACTERÍSTICAS REGIONAIS.
Caracterizada pela produção em ambientes temperados e até subtropicais, a viticultura desenvolve-se de forma crescente e mais destacável em pleno sertão nordestino, com clima semiárido que contribui para ser a única região do mundo a produzir mais de uma safra por ano. Com umidade relativa entre 45% a 60% e uma temperatura média elevada entre 28 a 30 graus, e a pouca quantidade de chuvas durante o ano que varia entre 400 e 500 mm anuais, são fatores combinados com a grande disponibilidade de agua para irrigação, provindas do São Francisco que permitem o fenômeno.
BIBLIOGRAFIA.
http://www.hannabrasil.com/noticias-artigos-e-dica-do-mes/noticias/item/257-producao-de-vinho-ganha-mais-espaco-no-vale-do-sao-francisco PESQUISA 25/082013- 13:00 HS.

http://ivikamaral.blogspot.com.br/2009/01/brasil-vale-do-so-francisco.html – PESQUISA – 25/08/2013 – 13:45 HS.

http://www.academiadovinho.com.br/_regiao_mostra.php?reg_num=BR04 – PESQUISA – 25/08/2013 – 13:48 HS.

GUIA DE VINHOS LAROUSSE/MANOEL BEATO; ORGANIZAÇÃO GUTA CHAVES; ILUSTRAÇÕES RUBENS MATUCK. SÃO PAULO-SP LAROUSSE DO BRASIL, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário