Total de visualizações de página

domingo, 22 de setembro de 2013

REGIÃO CENTRO OESTE - O PANTANAL.

REGIÃO CENTRO OESTE.
O pantanal.

A região centro oeste é formada pelos seguintes estados: Goiás, Distrito federal, Mato grosso e Mato grosso do sul. A Cultura pantaneira esta nos estados de Mato Grosso do sul com 65% de seu território no noroeste e 35 % no sul de Mato Grosso, abrange também o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), onde o pantanal é uma das maiores extensões úmidas e continuas do planeta, esta localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, com área de 138.183 km² no Brasil.

A região é uma planície aluvial (rios que durante a seca, secam completamente e no período de chuva enche completamente transbordando nas suas margens), influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância. Um dos maiores complexos de pântanos do mundo, é internacionalmente conhecida pela sua diversidade zoológica: aves, mamíferos, repteis, anfíbios, insetos e peixes.
No período da seca, os rios secam e sobra barro, de onde veio o nome de “pantanal”. Lugar considerado pela UNESCO, no ano de 2000, Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
No período da seca, os rios secam e sobra barro, de onde veio o nome de “pantanal”. Lugar considerado pela UNESCO, no ano de 2000, Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
O rio Paraguai e seus afluentes percorrem o Pantanal, inundando extensas áreas, que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, e também de animais, como os jacarés, as capivaras e ariranhas, entre outras espécies que estão ameaçados de extinção em outras regiões do Brasil ainda possuem uma grande população na região pantaneira, como o cervo-do-pantanal, a capivara, o tuiuiú e o jacaré. E tem como principais cidades Corumbá, Aquidauana e Miranda.


GASTRONOMIA PANTANEIRA.

Mesmo sendo uma região protegida por leis ambientais, que regulamenta o período da pesca e proíbe a caça durante todo o ano, o turista tem a oportunidade de conhecer alguns pratos à base de caça, elaborados com carne de catitu, de paca, de veado, de porco do mato, de capivara, e algumas especialidades extremamente regional, como o jacaré frito. Pode-se aventurar na culinária mais forte, experimentando carne de cobras, com gosto semelhante ao de peixe. Algumas regiões habitadas por índios de várias etnias tem a cultura da farinha em suas variadas formas, secas ou cozidas como pirão que é um acompanhamento obrigatório em todos os pratos. Como também é uma região de criação de gado bovino, oferece também a hipótese de churrascos à gaúcha, servido no espeto. A culinária do pantanal, é uma das mais ricas do Brasil, caracterizada pela herança indígena e do branco, adaptada ao clima e disponibilidade de ingredientes. As aguas, a fronteira com o Paraguai e Bolivia, os trilhos da antiga Noroeste do Brasil que foi finalizada em 1914, e tinha uma dependência do rio Paraguai, que era por onde chegavam turistas, mercadorias, trabalhadores e consequentemente seus costumes fronteiriços, e os mais remotos habitantes deixaram influencias marcantes nos hábitos alimentares de uma região distantes dos grandes centros – shoppings e da cultura do hambúrguer.


Destacamos neste período, o PUCHERO, (cozido) da Argentina, que é diferente do similar mineiro.
Do Paraguai veio a CHIPA, a sopa paraguaia e o LOCRO.
De Cuiabá as farofas de banana e de carne, o pacu ensopado, frito ou assado, e ainda o CARIBÉU (abóbora com carne seca).




Após a construção da estrada de ferro, ligando Corumbá a Santa Cruz de La Sierra, a Bolivia contribuiu com a SALTENHA e o ARROZ boliviano, uma espécie de rizoto com ervilhas, banana da terra frita, pedaços de galinha, ovos cozidos e milho verde.

Destacam-se na culinária sul mato grossense como um todo, o PEQUI, fruta típica do nosso cerrado, utilizado tanto no preparo de um prato salgado como o arroz com pequi, com frango e também na forma de licor.

FORRUNDU – doce feito de mamão e rapadura feita de cana de açúcar.
GUARANÁ – ralado na hora, é substituto do cafezinho, estimulante e renova as energias.
SUCO OU CALDO DE PIRANHA – é forte e renova as energias.
QUIBEBE DE MAMAO.
BOCAIÚVA – fruto nativo que pode ser usado como farinha, com leite quente ou no preparo de sorvetes.
CHURRASCO PANTANEIRO – servido sempre com mandioca.
CARNE SECA – em paçoca, cozida, frita, assada, no arroz, etc.
PEIXES VARIADOS – pacu, dourado e pintado, entre outros.
DOCES DE ÉPOCA – caju, goiaba, carambola, abobora, doce de leite na palha.
Pode-se saborear uma lasanha de peixe pintado, acompanhado de arroz branco e creme de MUCUNZÁ, com um bom vinho branco.
E ao sabor da terra, uma pizza de carne seca, pintado ao molho tangerina com filé e banana da terra, grelhados e arroz com bróclolis, risoto de carne seca, filé à paraguaias – recheado com banana da terra e bocaiúva e purê de manga e arroz flambado. Esses são alguns pratos encontrados na culinária pantaneira.

Na bebida destacamos o TERERÉ, de origem paraguaia, trata-se da mais popular bebida sul mato-grossense, uma espécie de chimarrão dos gaúchos, preparado com a erva mate, bebido frio ou gelado. Sua chegada deu-se através das cidades fronteiriças de Ponta Porã e Bela Visa, região rica em ervas nativas que tiveram muita importância na formação do Estado através da histórica Companhia “Matte Laranjeira”.


Filés de peixe empanado e frito

- Farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 ovo
10 colheres de sopa de leite ou água e leite.
- Óleo para fritar 700 g de filés de peixe
Modo de preparo:
1 - Numa tigela, misture uma xícara de farinha com sal.
2 - Faça uma cova e quebre dentro do ovo. Junte o líquido, batendo atéobter uma mistura lisa e cremosa. 3 - Esquente o óleo até marcar 177o - 188o no termômetro ou até que um cubo de pão fique dourado em 1 minuto.
4 - Quando o óleo estiver quente, passe primeiro os filés em farinha de trigo temperada com sal e pimenta a gosto e depois na massa preparada. Coloque-os no óleo e frite 2 de cada vez para não abaixar a temperatura do óleo. Frite-os até que estejam dourados.
5 - Retire os filés e coloque-os para que escorram bem em toalhas papel. Mantenha-os quentes enquanto frita os restantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário