CULTURA NA HISTÓRIA
Voltemos um pouco ao passado para tentar entender melhor o que é cultura. A preocupação em definir cultura é tão antiga como o é a história dos homens na sociedade. O termo cultura tem-se modificado tanto quanto a vida humana em sociedade tem-se transformado. A preocupação em definir cultura esteve sempre associada à constatação de que existiam variados modos de vida nos diferentes lugares, povos e nações. Assim, a preocupação em definir cultura vem do fato de ser ela, a cultura, que marca e explica a diversidade dos modos de viver a vida em sociedade.
A palavra cultura é de origem latina – colere – tendo como significado “cultivar”sua origem está ligada às atividades agrícolas. Pensadores romanos antigos ampliaram esse significado. A expressão cultura passou a significar refinamento pessoal, sofisticação, educação elaborada de uma pessoa. Cultura deixou, assim de estar associada a um trabalho coletivo como é o das atividades agrícolas e passou a estar ligada a atividades individuais de reflexão, de pensamento.
Modernamente, a preocupação coma definição do que é cultura esteve associada, a partir do século XIX, ap processo de expansão territorial das nações européias, que, visando a aumentar seu poderio econômico e político, conquistaram novos territórios, principalmente, no Oriente. Na expansão colonialista. Nesse momento comandada pela Inglaterra, vai se entrar em contato com povos e nações diferentes, desconhecidos. A constatação de existência de costumes, práticas sociais, idéias, crenças etc., diversos dos europeus, e a necessidade de conhecer o significado dessa realidade diversa vai implicar num repensar a definição até então dada à cultura. Nesse momento, vão se elaborar explicações científicas sobre cultura. Pela primeira vez, a cultura vai se tornar um problema a ser discutido pela ciência. Importa deixar bem claro que toda essa preocupação em explicar cientificamente o que é cultura tem por trás a preocupação das nações européias conquistadoras em conhecer a fundo seus conquistados para dominá-lo de modo mais eficaz e duradouro. Ou seja, a cultura torna-se um problema científico ao mesmo tempo em que se torna um problema político.
Importa que compreendamos isso de forma clara para que entendamos que, antes de mais nada, definir o que é cultura depende do ponto de vista e dos interesses políticos de quem detém o poder. Cultura, então, passou a se referir a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo, de uma nação, de um grupo social – suas maneiras de entender e organizar a vida social, seus costumes, crenças, idéias, etc. Enfim, cultura passou a ser tudo, o todo da vida em sociedade.
CULTURA VERSUS INTERESSES
Nessa rápida volta ao passado, pudemos ver como a expressão cultura teve seu significado modificado em função do momento histórico e dos interesses políticos em jogo. Retenhamos bem essa idéia. Não podemos pensar em cultura, não podemos tentar defini-la sem levar em conta o momento histórico e os interesses políticos que estão em jogo. Por isso, não podemos ter uma visão de cultura como algo parado, morto, passado, cheirando a mofo e “dependurado na parede”, como “coisa de museu” – dentro da idéia arcaica que se tinha de museu como algo parado, sem vida. Cultura é, antes de tudo, um processo dinâmico em constante transformação.
Hoje, olhando para esse passado que visitamos rapidamente, pensamos que o mais importante para a compreensão do que é cultura é ver se as maneiras pelas quais e através das quais a realidade é codificada por uma sociedade e por seus diversos grupos e classes sociais. Isto é, ver-se como a sociedade e seus membros, em função do momento histórico em que vivem e das relações de poder estabelecidas, entendem e explicam sua existência e como agem sobre ela. Hoje, a preocupação com cultura está ligada com a descoberta dos significados que damos a nossa existência na sociedade e como vivemos esses significados.
Para terminar, coloquemos alguns dos pontos centrais, hoje, nas preocupações com a definição do que é cultura:
1. Cultura não é algo natural, conseqüência de leis físicas e biológicas;
2. Cultura é uma construção histórica, é um produto coletivo da vida humana;
3. Cultura é uma realidade criada e vivida por nós mesmos;
4. Cultura é um processo, cujo aspecto mais importante é o da transformação social;
5. Nas sociedades contemporâneas, onde imperam as desigualdades sociais, cultura é cada vez mais um espaço de luta para a construção de uma sociedade justa e igualitária, ou seja, um instrumento de luta política para a superação das desigualdades entre os homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário