Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CLORO, HIPOCLORITO DE SODIO OU AGUA SANITARIA????

Cloro, Hipoclorito de Sódio ou Água Sanitária?*



É comum a dúvida de definições entre Cloro, Hipoclorito de Sódio e Água Sanitária. Tal confusão acontece até com pessoas ligadas à indústria de cloro-soda. Por isso, resolvemos abordar nessa edição, a pedido de um de nossos leitores, a diferença entre os três produtos.
O Cloro é obtido por meio da eletrólise (decomposição de substâncias por eletricidade) da solução de Cloreto de Sódio (sal comum) e água. Sua forma inicial é de gás, mas após ser comprimido a baixa temperatura, transforma-se em um líquido claro de cor âmbar. E é nesta forma que chega às estações de tratamento de água e às industrias, que o utilizam como matéria-prima para o branqueamento de celulose, fabricação de PVC e de produtos para o tratamento de piscinas. O cloro é também utilizado como matéria-prima na produção de Cloreto de Hidrogênio, Ácido Clorídrico, Dicloroetano e Hipoclorito de Sódio.
O Hipoclorito de Sódio (“hipo”) é um produto obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de soda-cáustica. O produto comercial, utilizado somente pelo setor industrial – como na fabricação de desinfetantes para indústria de alimentos -, é uma solução líquida que contém de 10% a 13% de cloro ativo. 
Uma forma de expressar a concentração é, por exemplo, “13% de hipoclorito de sódio”, ou ainda dizer, “13% de cloro ativo”. Isso significa que essa solução tem “força” equivalente a essa quantidade de cloro. A confusão acontece porque o “hipo” é popularmente conhecido (erroneamente) como “cloro”.
O hipoclorito de sódio, em alta concentração, só é comercializado no atacado e chega ao consumidor doméstico somente na forma de Água Sanitária.
A Água Sanitária é uma solução que contém 2.5% de cloro ativo em água.
Assim a dona de casa que usa “Cândida”, “Globo”, ou “Q-Boa”, está utilizando água sanitária na limpeza de banheiros, desinfecção dos alimentos, limpeza da caixa d´água etc., e não “cloro”, como costuma-se ouvir. A água sanitária, mesmo sendo diluída, possui forte poder germicida.
Curiosidade: quando utilizado na desinfecção de água potável, a concentração de cloro é da ordem de 0.0002%, um percentual 12 mil e 500 vezes menor que seu teor na água sanitária.


* Atenção: a utilização de Cloro e Hipoclorito de Sódio concentrado só deve ser realizado sob a supervisão de um técnico habilitado.


FONTE www.abipla.org.br/cloro.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário