Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ERGONOMIA NO TRABALHO

ERGONOMIA NO TRABALHO.
O QUE É ERGONOMIA?
ERGON = TRABALHO DIGNO + NOMOS = LEIS/ REGRAS, SENDO ASSIM O ESTUDO DO TRABALHO – É o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam se utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência - (A. WISNER, 1987).
É a técnica que tem como finalidade melhor adaptar os postos de trabalho às pessoas.
Ciência que pretende alcançar o ajuste mútuo ideal entre o homem e o seu ambiente de trabalho.
OBJETIVOS. – Dentre outros, podemos destacar os seguintes: preservar a saúde das pessoas, avaliar a carga de trabalho físico e mental, Melhorar a performance do posto.
TECNICAS DA ERGONOMIA :
CONCEPÇÃO – Quando as análises e considerações ergonômicas ocorrem desde a fase inicial do projeto (produto, máquina, ambiente...).
CORREÇÃO – É aplicada em situações reais, para solucionar problemas que se refletem na segurança ou na saúde do trabalhador.
PRODUTO – No desenvolvimento de novos produtos que irão servir ao homem em busca do melhor conforto, segurança e desing.
CONSCIETIZAÇAO, PARTICIPATIVA, E MACROERGONOMIA.
Podemos dividir a ergonomia em dois grandes grupos:
1-ERGONOMIA DE CORREÇAO – Procura melhorar as condições de trabalho existentes, a sua eficiência é limitada, é mais dispendiosa.
2-ERGONOMIA DE CONCEPÇAO – Admite na fase de projeto todas as questões relacionadas com as capacidades humanas, cria postos de trabalho adaptados ao trabalhador, concepção de objetos adaptados ao utilizador, a produtividade é pensada em função da rentabilidade.
AGENTES ergonômicos presentes nos ambientes de trabalho estão relacionados com:
Exigência de esforço físico intenso.
Levantamento e transporte manual de pesos.
Postura inadequada ao exercício das atividades.
Exigências rigorosas de produtividade.
Períodos de trabalho prolongadas ou em turnos.
Atividades monótonas ou repetitivas.
GESTOS E POSTURAS – Existem basicamente dois tipos de postos de trabalho: Sentado ou em pé.
POSTOS DE TRABALHO EM PÉ – Tem alguns inconvenientes : a circulação das pernas faz-se mais lentamente, o corpo repousa sobre uma superfície muito pequena, a manutenção prolongada do equilíbrio conduz a uma tensão muscular constante, que aumenta quando o corpo se inclina. trabalho que exige precisão, trabalho que exige pouco esforço, trabalho que exige esforço físico, O operador deve poder aproximar-se o mais possível do posto de trabalho, pelo que é necessário existir um vão para a colocação dos pés.
POSTOS DE TRABALHO SENTADO - A postura sentado elimina alguns dos inconvenientes da postura de pé, nomeadamente porque aumenta a superfície de apoio do operador.







DISPOSIÇAO DOS POSTOS DE TRABALHO COM CAMPO DE VISUALIZAÇAO
ILUMINAÇAO – iluminação natural e artificial.
Posição do ecrã de visualização.
O teclado
Documentos ou textos
Mesa e assento,
Postura de trabalho sentado.




RISCOS PROFISSIONAIS:
RISCOS ERGONOMICOS- Posturas, levantamento e transporte de pesos, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, causadores de DORT/LER.
O QUE SÃO DORT/LER- DOENÇAS DO TRABALHO PROVOCADAS PELO USO INADEQUADO E EXCESSIVO (REPETITIVO OU POSTURA INADEQUADA) DOS SISTEMAS QUE AGRUPAM VASOS SANGUÍNEOS, TECIDOS, ARTICULAÇÕES, OSSOS, NERVOS, MÚSCULOS, LIGAMENTOS E TENDÕES.
É CONSIDERADO QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL POR ACOMETER INDISTINTAMENTE TRABALHADORES DE DIVERSAS ÁREAS.
A LER/DORT subdividem-se em cinco grupos, nos membros superiores- Grupo 1: Transtornos Funcionais leve: Os sintomas, a dor é de pouca intensidade e intermitente e não prejudica a função das extremidades superiores. O trabalhador não tem dificuldades superiores nas tarefas desenvolvida no Dia-a-Dia.
Grupo 2: Transtorno Funcionais Moderados: Os incômodos, como a diminuição de força, dor, adormecimento, entre outros são importantes, porém não são graves, a função da extremidade superior continuam sendo satisfatória, evidencia anomalia verdadeira, porém não grave, moderada limitação dos movimentos articulares, dor à mobilização, desvios dos eixos ósseos, transtornos circulatórios a capacidade de esforço contínua por um período limitado.
Grupo 3: Transtorno Funcionais Médios: São definidos os sintomas, dor, diminuição de força muscular, incômodo e incapacidade devido a perda de massa muscular deformações, limitações da mobilidade articular. O trabalhador pode efetuar esforços de média intensidade. Diminuindo o ritmo de trabalho e os movimentos repetitivos.
Grupo 4: Transtornos Funcionais Importantes: Os transtornos funcionais, diminuição de força dor espontânea alterações sensitivas de fraqueza, cansaço perda da sensibilidade. É grave, permanente para os movimentos das extremidades superiores. Com as mãos; os exames diagnósticos mostram graves anomalias, anquilose ou intensa rigidez de uma ou de várias articulações como: Ombro, Cotovelo, Clavícula, ocorrendo assim as atrofias. Com restrições para desenvolver suas tarefas diárias.
Grupo 5 : Transtornos Funcionais Grave: O trabalhador apresenta múltiplas limitações articulares sinais inflamatório, perda de força-, levando à cirurgia por processo inflamatório a capacidade de esforços esta totalmente diminuída. Porém devido sua autonomia reduzida precisa de ajuda de um outro para realizar determinadas atividades.
Lista de Doença do Sistema: Osteomuscular do tecido conjuntivo relacionadas ao trabalho de acordo com a portaria/MS nº 1339/1999.
PRINCIPAIS CAUSAS DA DORT/LER.- Procedimentos rígidos de trabalho;
Postura rígida;
Excesso de trabalho;
Tensão em casa e no trabalho;
Ausência de pausas em tarefas que exigem descanso periódico.
Maior incidência entre: Digitadores;
• Atendentes de Telemarketing;
Operadores de Máquinas em Geral;
Metalúrgicos;
Empacotadores;
Separadores de Correspondências;
Caixas de Bancos e Supermercados;
As DORT/LER se manifestam com maior freqüência nas mulheres, em decorrência da dupla jornada de trabalho.
• COMPLICAÇOES DA DORT/LER -Dor crônica;
• Alterações psicológicas:
Provocadas pelo medo da incapacidade e preocupações com perdas materiais e sociais;
Comprometem o ritmo do sono e o apetite.
AÇOES DE COMBATE A DORT/LER -Ginástica Laboral - exercícios de relaxamento muscular;
Práticas esportivas;
Atenção a posturas de trabalho e de repouso;
Acompanhamento médico anual.
ATIVIDADE FÍSICA REGULAR
É INDISPENSÁVEL PARA AA ergonomia é assim uma forma de adaptar o meio envolvente ás dimensões
e capacidades humanas onde máquinas, dispositivos, utensílios e o ambiente
físico sejam utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia.
MANUTENÇÃO DE UM CORPO SAUDÁVEL!
Melhores condições de trabalho
Menores riscos de incidente e acidente
Menores custos humanos
Formação com o objectivo de prevenir
Maior produtividade
Optimizar o sistema homem / máquina

• APOSTILA SEBRAE – PG 45 A 52
• 01 – Fazer leitura do texto
• 02 – Elaborar 05 perguntas e respostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário